Rafael Nadal confirma participação em categoria de corrida de barcos elétricos
Assim como Sergio Pérez, tenista espanhol será dono de uma equipe na E1, categoria pioneira de corrida de barcos 100% elétricos
22 títulos de Grand Slam, considerado por alguns como o melhor atleta de tênis de todos os tempos e, agora, proprietário de equipe em uma categoria de barcos elétricos. Rafael Nadal resolveu se aventurar na disputa da E1, campeonato pioneiro de corrida de barcos 100% elétricos, conforme anunciado pelo próprio tenista.
O multicampeão espanhol vai se juntar a Sergio Pérez. O piloto da Red Bull já havia anunciado sua entrada na categoria no comando da Team Mexico, que terá um barco com as cores de seu país.
"Estou muito animado por me envolver com um projeto como o E1, que valoriza a sustentabilidade e terá um impacto positivo na sociedade como um todo, especialmente nas comunidades costeiras", afirmou Nadal.
"Como atleta profissional, reconheço como obter ganhos marginais tem um impacto positivo no desempenho. Ver esse mesmo espírito competitivo e abordagem sendo aplicados na E1 para otimizar o desempenho e a eficiência da mobilidade marítima sustentável é uma boa notícia para nossos oceanos", completou.
O RaceBird, barco que será utilizado pelas 10 equipes da E1, tem uma velocidade máxima de 93 km/h. A embarcação utiliza uma tecnologia de hidrofólio que o eleva acima do nível da água, diminuindo o arrasto e maximizando o uso da energia. Team Mexico, de 'Checo' Pérez, Venice e a equipe de Nadal são os únicos times com participação confirmada. Nenhum piloto foi anunciado.
Além de entrar no campeonato, Nadal irá apoiar o E1 Blue Action Programme, que é projetado para restaurar os ecossistemas marinhos ao longo das orlas das cidades das oito etapas programadas da competição.
No vídeo promocional usado pela categoria para anunciar a chegada do espanhol, Pérez fez uma aparição. "É ótimo saber que você está se juntando a E1. Eu sei que você tem 22 Grand Slams, mas vamos ver quem é o campeão da água", brincou 'Checo'.
Alejandro Agag, empresário espanhol que é um dos co-fundadores do E1 e que teve papel importante na criação de outras categorias elétricas, como a Fórmula E e a Extreme E, falou sobre a importância de Nadal para a disputa.
"Falando com Nadal, entendi imediatamente como a sustentabilidade é importante para ele e sua paixão pelo oceano. A missão da E1 é acelerar a mobilidade limpa e restaurar os ecossistemas marinhos, o que eu sei que Nadal e sua equipe têm em mente", afirmou o presidente da E1.
A primeira temporada da categoria acontecerá ainda em 2023. Segunda a própria organização da disputa, os locais das oito etapas, bem como restantes times e pilotos, serão anunciados "nos próximos meses".