Razgatlioglu toma ponta na largada, domina Donington Park e vence corrida 1 do WSBK
Piloto da Yamaha assumiu o comando na prova deste sábado (16) ainda nos primeiros metros e disparou na frente para vencer fácil na Grã-Bretanha. Jonathan Rea levou a melhor em duelo com Álvaro Bautista e ficou em segundo, com Alex Lowes fechando em terceiro
QUARTARARO CRESCE E MARCA DIFERENÇA NA PRIMEIRA METADE DA MOTOGP 2022
Toprak Razgatlioglu conquistou uma vitória dominante na corrida 1 da etapa de Donington Park do Mundial de Superbike. O piloto da Yamaha tomou a liderança ainda na largada da disputa na Grã-Bretanha e não foi mais ameaçado neste sábado (16).
Terceiro no grid, o campeão vigente fez uma saída sólida no traçado inglês e logo foi para cima do pole Jonathan Rea. O titular da Kawasaki ainda tentou manter a posição, mas o turco mergulhou primeiro na curva 1 e quase não deu mais chances a ninguém. Uma erra na curva 8 ainda facilitou a aproximação do norte-irlandês, mas não a ponto de permitir a passagem. Com um ritmo forte desde o início, abriu mais e mais vantagem até receber a bandeirada após as 23 voltas com 6s397 de margem.
WEB STORY
Toprak Razgatlioglu levou a melhor na corrida 1 em Donington Park (Foto: Yamaha)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.
A disputa pelas demais posições do pódio, porém, foi muito mais quente. Ainda no primeiro giro, Rea cometeu um erro e despencou para a quinta colocação. O hexacampeão da série das motos de produção, porém, se recompôs rapidamente e até tentou remar na direção de Toprak. A aproximação, porém, jamais aconteceu.
Baustista, contudo, subiu o passou e foi chegando em Jonathan para brigar pelo segundo lugar. O líder do campeonato tomou a segunda colocação na curva 9, mas não manteve a trajetória e facilitou o troco. Rea, então, errou na Goddards, o que abriu caminho para o avanço do espanhol.
Álvaro começou, então, a abrir uma pequena vantagem, mas cometeu um primeiro grande erro do ano: uma queda na curva final de Donington Park. O espanhol perdeu a dianteira da Panigale V4 R e caiu, devolvendo o segundo lugar a Rea.
Mais atrás, Alex Lowes viu a possibilidade de chegar logo atrás do companheiro de equipe e passou a pressionar Scott Redding. A ultrapassagem do gêmeo de Sam veio na curva final, garantindo um 2-3 para a casa japonesa.
Axel Bassani foi a melhor Ducati e ficou com o quinto posto, à frente de Michael Rinaldi, piloto de fábrica da marca italiana. Garrett Gerloff ficou com o sétimo posto, diante de Iker Lecona e Loris Baz. Andrea Locatelli completa a lista dos dez melhores.
Com o resultado desta corrida 1 em Donington Park, Bautista agora lidera o Mundial de Pilotos com 220 pontos, 16 a mais do que Rea. Razgatlioglu tem 54 a menos que o líder e é o terceiro, seguido por Locatelli, Lecuona, Rinaldi, Lowes, Bassani, Xavi Vierge e Redding.
Na briga dos Construtores, a Ducati soma 231 tentos, 14 a mais que a Kawasaki, a segunda colocada. A Yamaha vem na sequência, diante de Honda e BMW.
PUNIÇÃO A QUARTARARO É MAIS UM ATO INCOMPREENSÍVEL DOS COMISSÁRIOS DA MOTOGP
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.