Retorno triunfal: Ferrari estreia no WEC com pole em Sebring
Em sua reestreia no mundo do Endurance, Ferrari crava a pole para as 1000 Milhas de Sebring. Equipe feminina lidera na categoria GT
Muito tem se falado sobre o retorno da Ferrari ao mundo do Endurance, inclusive aqui. Depois de 50 anos afastada da categoria máxima das corridas de longa duração, a escuderia italiana está oficialmente de volta. E talvez nem o mais otimista dos tifosi acreditasse que o primeiro ato seria tão positivo.
Na classificação para as 1000 Milhas de Sebring, abertura da temporada do WEC em 2023, a Ferrari conseguiu ser a mais rápida e marcar a pole position. Antonio Fuoco levou o novíssimo 499P de número 50 ao topo da tabela de tempos. O outro carro italiano, o #51, pilotado por Alessandro Pier Guidi, ficou no 4º lugar. A Ferrari, assim, mostrou ter armas para tentar brigar com a Toyota, grande favorita da temporada.
E, falando na marca japonesa, ela colocou seus dois GR010 na 2ª e na 3ª posições, com Brandon Hartley (#8) e Kamui Kobayashi (#9), respectivamente. Kobayashi ainda poderia tentar mais uma volta nos minutos finais, mas seu carro apresentou problemas e ele não conseguiu sair dos boxes.
A Cadillac terminou no 5º lugar, com Alexander Lynn a bordo do V-Series.R de número 2. A Porsche veio em seguida, com seus dois 963 quase empatados em tempo, sendo o de Kevin Estre (#6) ligeiramente mais rápido que o de Michael Christensen (#5). Depois dos carros alemães, os franceses da Peugeot. O 9X8 de número 94, conduzido por Luic Duval, sai do 8º posto, logo à frente do #93, com Mikkel Jensel ao volante.
Mais atrás, fechando a turma dos Hypercar, os dois carros que já demonstravam dificuldade de acompanhar as equipes maiores: o Glickenhaus 007 #708, pilotado por Olivier Pla, e o Vanwall 680 #4, de Tom Dilmann.
Contraste entre os brasileiros da LMP2
Na categoria LMP2, em que todas as equipes correm com um chassi Oreca 07, a melhor volta foi da equipe United Autosport, com Oliver Jarvis pilotando. Entre os brasileiros, Pietro Fittipaldi fez o segundo melhor tempo, pela equipe Jota, enquanto a Alpine sofreu e o carro de André Negrão partirá da 12ª e última posição da divisão.
Mulheres no topo entre os GT
Entre os carros da LMGTE Am, a pole ficou com uma equipe 100% feminina, a Iron Dames. O Porsche 911 RSR-19 de número 85 obteve o melhor tempo da sessão, com a belga Sarah Bovy ao volante. O brasileiro Daniel Serra estará na Ferrari 488 GTE Evo, da equipe Kessel, que largará da 7ª posição.
Parabólica na transmissão oficial
A corrida será nessa sexta-feira, 17, com largada às 13h, no horário de Brasilia. O WEC disponibilizará o sinal para o Brasil em seu canal de YouTube, e o Parabólica estará na transmissão oficial, com os comentários de Sergio Milani.
Acompanhe o Parabólica para mais atualizações sobre o WEC e as 1000 Milhas de Sebring!