Ricardo Zonta e Matías Rossi voltam a vencer na Stock Car
No autódromo Velocitta, no interior de São Paulo, Zonta e Rossi saem vencedores. É a terceira vez que os dois vencem no mesmo dia
Velocitta, autódromo localizado em Mogi Guaçú, no interior de São Paulo. Duas corridas de Stock Car no mesmo dia. Na primeira delas, Ricardo Zonta larga da pole position, domina a prova e vence de ponta a ponta. Na segunda, marcada por uma série de incidentes, o argentino Matías Rossi é quem leva a melhor e vence.
A descrição acima é da etapa desse final de semana da Stock Car, temporada de 2023. Mas poderia muito bem ser usada em maio de 2022, sem mudar uma vírgula. Não bastasse essa coincidência, Rossi e Zonta foram também os vencedores da última etapa da Stock, em julho de 2023. Naquela ocasião, o argentino venceu a primeira e o brasileiro a segunda (lembre aqui).
A etapa teve como um dos destaques Gianluca Petecof, que conseguiu seu primeiro pódio na categoria, com o 2º lugar na corrida 1 e o 5º na corrida 2. Outro com motivos para celebrar foi Gabriel Casagrande, que está na disputa pelo título com Thiago Camilo. Após um toque de ambos na corrida 1, o paranaense conseguiu um 2º lugar na corrida 2, que encurtou sua distância para o rival na tabela de pontos.
Confira no detalhe como foram as corrida das Stock no Velocitta:
Zonta não dá chances à Petecof e vence Corrida 1
Zonta manteve a liderança na largada Atrás dele, Jimenez e Barrichello também seguraram suas posições de início. Em seguida, Dudu Barrichello tentou o ataque sobre Petecof, mas tomou uma fechada e acabou tocado por Salas.
Dudu perdeu ritmo e logo foi superado pelos dois carros da Blau (Fraga e Khodair). A dupla não demorou para chegar e superar o outro Barrichello, Rubinho, que já havia sido superado por Petecof na volta 2.
Thiago Camilo e Gabriel Casagrande, líder e vice-líder do campeonato, se embolaram na curva 2. Camilo levou a pior, indo longe na grama e voltando no fim da fila. Apesar de ambos seguirem na corrida, ficou difícil almejarem pontos mais expressivos...
Bruno Baptista abandonou após acidente. Felipe Baptista tocou com Ricardo Mauricio e rodou. Pouco depois, Átila Abreu foi otimista demais a bateu em Dudu, encerrando a prova de ambos.
Fraga abriu as paradas. Cesar Ramos, um dos primeiros a parar foi punido por passar nos boxes a 50,1 km/h, meros 0,1 km/h acima do limite estupulado.
Petecof saiu dos boxes lado a lado com Zonta, e os dois carros patrocinados pela Shell disputaram as curvas 1 e 2. Melhor para Zonta, que manteve a liderança virtual. Jimenez, que sobrava na pista e ocupava o primeiro posto, foi aos boxes e voltou em 3º, logo à frente de Khodair.
Ricardo Maurício recolhe aos boxes com problema no carro, preparando seu Cruze para a corrida 2.
Petecof armou o bote sobre Zonta, mas o veterano segurou bem e não chances para uma ataque. Na última volta, Petecof cometeu um pequeno erro e perdeu contato.
Ricardo Zonta fez valer sua pole position e venceu a corrida 1 no Vellocitta. Gianluca Petecof terminou em 2º, seu primeiro pódio na Stock. Sergio Jimenez foi o 3º. Completando os 10 primeiros, que invertem posições para a corrida 2, ficaram: Allam Khodair, Rubens Barrichello, Rafael Suzuki, Daniel Serra, Guilherme Salas, Nelsinho Piquet e Matías Rossi.
Caos no começo e nova vitória argentina
Largada caótica, como é regra em corrida 2 de Stock Car. Na primira volta, ao menos três acidentes múltiplos vitimaram diversos carros. No começo, Massa, Jimenez, Zonta, Cacá Bueno, Julio Campos, Bruno Baptista bateram e escaparam. Uma curva depois, Piquet e Salas bateram. No Saca-Rolha, Cesar Ramos, Denis Navarro, Felipe Baptista, Enzo Elias, Tony Kanaan, Ricardo Maurício e Gaetano di Mauro bateram ou rodaram.
Como não poderia deixar de ser, safety car na pista. Rossi seguia em primeiro, seguido por Serra, Suzuki, Fraga, Petecof, Rubinho, Jimenez e Casagrande. A relargada foi dada com apenas 12 minutos para o fim da corrida.
Com bandeira verde, Serra tentou o ataque sobre Rossi, mas o argentino travou tudo na freada e manteve a ponta. Casagrande foi o primeiro a entrar nos boxes. Na volta seguinte, Rossi, Jimenez, Foresti e Camilo fizeram suas paradas. Mais um giro, e foi a vez de Serra, Petecof e Khodair.
Com os ponteiros tendo feito suas paradas, Rossi seguia na liderança. A estratégia de Casagrande se mostrou acertada, com o piloto aparecendo em 2º após as paradas dos líderes. Depois deles vinham: Serra, Suzuki, Rubinho e Petecof. Thiago Camilo, com pneus novos, vinha ganhando posições mais atrás.
Daniel Serra tentou o ataque sobre Casagrande na volta final, mas o campeão de 2021 se defendeu bem e manteve o 2º lugar. A disputa foi boa para Rossi, que pôde rumar tranquilo para a vitória.
Matias Rossi venceu a corrida 2 no Velocitta, trazendo consigo Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Rafael Suzuki, Gianluca Petecof, Rubens Barrichello, Felipe Baptista, Thiago Camilo, Gaetano di Mauro e Felipe Fraga. Sergio Kimenez e Nelsinho Piquet até terminaram no meio dessa turma, mas tomaram punições de tempo que os tiraram do top 10.
A próxima etapa da Stock Car será em Goiânia, no dia 27 de agosto.