Rossi e Zonta vencem na Stock Car em SP. Massa é destaque
Matías Rossi vence corrida 1 e chega ao pódio na 2, vencida por Ricardo Zonta. Felipe Massa, em boa performance, consegue pódio duplo
Tarde de Stock Car em Interlagos. E o argentino Matías Rossi confirmou o favoritismo. O piloto da Full Time, que já havia liderado os treinos livres e feito a pole, comandou o ritmo e venceu a corrida 1 sem sustos. De quebra, foi o maior pontuador do fim de semana ao subiu ao pódio também na corrida 2, a qual terminou em 3º.
A segunda prova do dia viu a vitória de Ricardo Zonta, da RCM. O paranaense foi outro a ter dois bons desempenhos, com um 5º lugar na primeira prova do dia.
Outro piloto que sai de Interlagos com motivos para sorrir é Felipe Massa. O ex-Fórmula 1, correndo pela Lubrax Podium, teve seu melhor fim de semana na Stock Car desde quando estreou na categoria, em 2021. Se ainda não havia conseguido chegar ao pódio, Massa fez a festa ao faturar não um, mas dois pódios nesse domingo. 3º na corrida 1, 2º na corrida 2.
Confira no detalhe como foi a tarde de Stock Car em Interlagos:
Matías Rossi vence tranquilo a corrida 1
A largada se deu com safety car, em fila única, graças às condições escorregadias da pista - ainda que seca. E antes mesmo de ser dada a bandeira verde, em ritmo de volta de apresentação, Denis Navarro bateu em Guilherme Salas. Danos aos dois carros, ainda que não terminais.
Matías Rossi manteve a liderança, com Felipe Baptista, Gaetano di Mauro, Ricardo Zonta e Felipe Massa logo atrás. Thiago Camilo pulou de 21º para 12º logo nos instantes iniciais.
Dudu Barrichello superou Enzo Elias na Junção, e o deixou para Salas e Lucas Foresti. Os três se espremeram no S do Senna. Melhor para Daniel Serra, que se aproveitou do entrevero para ganhar posições. Formava-se um bolo do 7º ao 14º, com filho e pai Barrichello nas pontas. Rubinho, embalado ganhou quatro posições em uma volta, tanto no miolo quanto na reta, escalando do 14º ao 10º lugar.
Gaetano, 4º, era o primeiro dos ponteios a ir aos boxes. Massa vinha logo atrás, e se valeu do vácuo de Gaetano na subida dos boxes para superar também Zonta, o 3º. Massa, assim, subiu duas posições em uma reta.
Rossi liderava com folga sobre o trio F1, composto por Massa, Zonta e Piquet, que vinha em seguida. Piquet despachou Zonta e abriu disputa com Massa, relembrando a velha rusga surgida no eternamente polêmico GP de Cingapura de 2008.
Rossi, Massa e Zonta entraram nos boxes na volta 11. Com todos os ponteiros tendo feito suas paradas, a ordem era Rossi, Felipe Baptista, Massa, Piquet, Gaetano e Zonta. Daniel Serra era o 7º, sozinho na pista.
Mais atrás, Camilo, Petecof, Salas e Rubinho disputavam o 8º lugar. A disputa era particularmente importante, pois o 10º larga em 1º na corrida 2. Terminar em 11º seria o pior cenário possível para qualquer um deles. Na briga por posições com os push-to-pass descasados, sobrou para Rubinho e Salas a briga pela “pole” da corrida 2.
Longe de qualquer disputa, Matías Rossi cruzava a linha de chegada à frente para vencer mais uma vez em Interlagos. Dois Felipes completaram o pódio: Baptista e Massa – o primeiro do ex-F1 na Stock Car. Piquet terminou em 4º, trazendo consigo Gaetano, Zonta, Serra, Camilo e Petecof.
A briga pelo importante 10º foi travada por Rubinho e Guilherme Salas, emparelhados na reta final. Só o cronômetro pôde apontar quem chegou à frente. E foi Rubinho, por meros 0s012. Assim, o veterano partia da pole na corrida 2.
Zonta vence corrida 2 decidida na última volta
Rubinho e Petecof partiram mal e caíram de 1º para 5º e 2º para 8º respectivamente, logo na largada. Zonta assumiu a liderança, trazendo consigo Di Mauro, Massa e Piquet, que fizeram ótima largada. Enzo Elias e Raphael Teixeira se enroscaram no S do Senna na abertura da volta 2. Fim de prova para os dois e safety car na pista.
A relargada se deu na volta 4, com as posições se mantendo na primeira freada. Na metade da volta, Massa avançou sobre Di Mauro e passou a ser 2º. Mais atrás, Dudu Barrichello superava Rafael Suzuki. Gabriel Casagrande, em fim de semana para esquecer, tomou um drive through por incidente com Raphael Teixeira.
Piquet e Rossi travaram dura batalha no S valendo a 4ª posição. Nelsinho levou a pior e perdeu posições também para Felipe Baptista e Rubens Barrichello.
Massa partiu para o ataque sobre o líder Zonta, mas quem veio embalado foi mesmo Di Mauro, que superou os dois na reta. Ao dividir o S, Zonta conseguiu se defender por dentro e manter a ponta, na marra.
Enquanto a disputa rolava solta pela liderança, o carro de Diego Nunes, da Blau, que substitui Felipe Fraga, pegou fogo. Com altas labaredas em seu Cruze, Nunes encostou o carro na subida dos boxes e recolheu. Safety car na pista novamente.
A relargada aconteceu com apenas 7 minutos na contagem regressiva. Zonta, Di Mauro, Massa, Barrichello e Rossi puxavam a fila. Desses líderes, apenas Gaetano entrou nos boxes, com os demais se digladiando na pista. Daniel Serra foi quem se deu bem nessa sequência de paradas, ganhando a posição de Gaetano por certa margem.
Na volta seguinte, apenas Rossi, dentre os ponteiros, parou nos boxes, em bom serviço da Full Time. Massa e Rubinho entraram uma volta depois. E Rubinho bateu na traseira de Massa na desaceleração do pitlane. Massa voltou para a corrida à frente de Rossi.
Zonta e Nelsinho foram aos boxes no limite, na abertura da última volta da corrida. Zonta voltou à pista utilizando o fan push e conseguiu manter a liderança. E concluiu a volta, sacramentando a vitória. E foi no limite, porque seu Corolla parou com pane seca pouco depois da linha de chegada...
Massa terminou em 2º e Rossi em 3º, ambos com dois pódios no dia. Fechando o top 10, cruzaram a linha de chegada: Nelsinho, Serra, Rubinho, Felipe Baptista, Petecof, Dudu Barrichello e Átila Abreu. Átila, diga-se, começou a corrida 1 dos boxes após seu carro ter problemas na volta de instalação.