Sette Câmara revela fracasso em experimento da NIO em Diriyah: "Preciso me adaptar"
O brasileiro da NIO contou sobre a mudança de setup arriscada que a sua equipe fez para a Arábia Saudita, mas que não deu certo e serviu de aprendizado para o campeonato
O brasileiro Sérgio Sette Câmara viveu dias bem complicados no eP de Diriyah, neste fim de semana, quando a Fórmula E realizou sua segunda e terceira etapas da temporada 2022/2023. O piloto da NIO saiu zerado da rodada dupla árabe, com uma 15ª colocação na corrida 1 e o 17º lugar no dia seguinte, e explicou que um teste feito pela equipe chinesa simplesmente não deu certo na Arábia Saudita — e ainda o atrapalhou na pilotagem do carro.
"Foi uma corrida muito complicada para mim, a gente usou quase como uma sessão de treinos, para testar", admitiu o brasileiro. "É uma mudança de setup grande, que me daria mais confiança nas frenagens, que é onde eu tenho tido mais dificuldade. Sabíamos que havia o risco de que não funcionasse, e foi o caso", disse.
Relacionadas
"Não funcionou, deu uma ré danada, o carro ficou muito dianteiro, e é muito difícil guiar de forma eficiente quando você está com o carro dianteiro — tem de parar muito nas curvas", lamentou. "Esse foi o grande problema da corrida. Poderia ter ido muito bem, poderia ter dado super certo, mas aconteceu o exato oposto disso", analisou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Sette Câmara admitiu que ainda não se adaptou ao estilo de pilotagem do novo carro Gen3, que faz sua na categoria em 2023. O experimento da NIO, feito justamente para que o brasileiro se sentisse mais confortável ao volante, não deu certo — assim, será necessário compreender a forma correta de guiar o novo monoposto, muito mais suscetível a erros do que seu antecessor.
"Então, agora a gente tem de analisar todos os dados e seguir trabalhando duro. Acho que vai demorar algumas corridas até eu pegar a mão desse carro novo", reconheceu. "É um pouco diferente de pilotar, não encaixa bem, vou ter de me adaptar. Mas tenho certeza que eu vou chegar lá. Então, é isso aí, só seguir trabalhando duro", finalizou.
As duas corridas do eP de Diriyah foram vencidas por Pascal Wehrlein, da Porsche, com Jake Dennis, da Andretti, no segundo lugar em ambas. Sam Bird, da Jaguar, completou o pódio na corrida 1, enquanto René Rast, da McLaren, ficou em terceiro na segunda disputa.
A Fórmula E volta daqui a duas semanas, em 11 de fevereiro, com a corrida nas ruas de Hyderabad, na Índia, sendo uma novidade no calendário. A etapa está programada para às 6h30 (horário de Brasília), e tem cobertura do GRANDE PRÊMIO.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.