Sette Câmara vê trabalho a fazer na NIO após ser 16º na estreia: "Não foi das melhores"
Sérgio Sette Câmara parecia ter bom ritmo com a NIO durante treinos livres e classificação na Cidade do México, mas não conseguiu render na corrida e admitiu que a equipe ainda precisa melhorar o ritmo de prova do novo carro Gen3
Os treinos livres e a classificação da primeira etapa da Fórmula E 2022/2023, na Cidade do México, indicavam que o brasileiro Sérgio Sette Câmara tinha uma boa possibilidade de brigar por pontos na estreia do campeonato, no último sábado (14). No entanto, em sua primeira participação com a NIO, o mineiro acabou atrapalhado na classificação e foi eliminado ainda na fase de grupos, o que trouxe uma posição ingrata no grid de largada e a 16ª posição ao fim da prova.
Após a corrida, Sette Câmara lamentou ter sido atrapalhado pelo tráfego na classificação, o que alterou os rumos de seu fim de semana, mas avaliou que o carro da NIO oferece boas condições de velocidade em ritmo de volta rápida — como argumento, o brasileiro destacou a passagem de Dan Ticktum, seu companheiro de equipe, aos mata-matas no Grupo B.
Relacionadas
"A gente tinha um ritmo bom nos treinos livres e acho que poderíamos ter chegado aos duelos na classificação, mas fizemos uma estratégia em que eu tinha poucas voltas para acertar, peguei tráfego e errei. A volta que eu errei acabou sendo a mais rápida, fiquei a apenas 0s2 do líder do meu grupo", salientou.
Vale destacar, inclusive, que Ticktum marcou o tempo de 1min12s922 nas quartas de final, volta que seria suficiente para classificá-lo em absolutamente todos os outros duelos da mesma fase. O único a ser mais rápido que o britânico foi justamente Jake Hughes, seu adversário. De resto, Lucas Di Grassi, André Lotterer e Jake Dennis passaram com tempos na casa de 1min13s.
"Então, acho que a gente tem um carro muito rápido para a classificação", destacou. "O Dan [Ticktum] foi muito bem no grupo dele e conseguiu acertar a volta, o que confirma que nosso carro é realmente bom na classificação", avaliou.
Apesar do ritmo rápido em classificação, o carro decididamente não rendeu na corrida e Sette Câmara foi perdendo terreno, finalizando em uma opaca 16ª posição. Ticktum terminou uma colocação atrás, mas andava dentro do top-10 quando recebeu um drive-through por excesso de energia e despencou para o fundo do grid.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O brasileiro admitiu que a equipe chinesa ainda precisa entender melhor sobre o novo Gen3, mas pediu para observar os dados de telemetria antes de qualquer julgamento precipitado.
"Mas na corrida, parece que a gente ainda tem de fazer algumas coisinhas. Então, [a disputa] não foi das melhores", admitiu. "Eu ainda nem consegui ver os dados direito. Quero analisar um pouco, antes de comentar qualquer coisa, para ver se foi algum erro, se foi o carro, ou alguma outra coisa", encerrou.
Agora, a Fórmula E descansa até o último fim de semana de janeiro, quando a categoria desembarca em Diriyah, na Arábia Saudita, para sua primeira rodada dupla da temporada. As duas corridas estão marcadas, respectivamente, para os dias 27 e 28 de janeiro, ambas às 14h (horário de Brasília).
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.