Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sette Câmara vê trabalho a fazer na NIO após ser 16º na estreia: "Não foi das melhores"

Sérgio Sette Câmara parecia ter bom ritmo com a NIO durante treinos livres e classificação na Cidade do México, mas não conseguiu render na corrida e admitiu que a equipe ainda precisa melhorar o ritmo de prova do novo carro Gen3

15 jan 2023 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários
Sette Câmara teve uma estreia difícil em 2023, apesar de ter demonstrado velocidade nas sessões anteriores
Sette Câmara teve uma estreia difícil em 2023, apesar de ter demonstrado velocidade nas sessões anteriores
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Os treinos livres e a classificação da primeira etapa da Fórmula E 2022/2023, na Cidade do México, indicavam que o brasileiro Sérgio Sette Câmara tinha uma boa possibilidade de brigar por pontos na estreia do campeonato, no último sábado (14). No entanto, em sua primeira participação com a NIO, o mineiro acabou atrapalhado na classificação e foi eliminado ainda na fase de grupos, o que trouxe uma posição ingrata no grid de largada e a 16ª posição ao fim da prova.

Após a corrida, Sette Câmara lamentou ter sido atrapalhado pelo tráfego na classificação, o que alterou os rumos de seu fim de semana, mas avaliou que o carro da NIO oferece boas condições de velocidade em ritmo de volta rápida — como argumento, o brasileiro destacou a passagem de Dan Ticktum, seu companheiro de equipe, aos mata-matas no Grupo B.

Relacionadas

Carne nova! 'Será corre-corre de fábricas para entrar na Fórmula 1'
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 13 a 15 de janeiro
FIA aposta em "grande redução dos quiques" e vê diretiva técnica como "medida certa"

"A gente tinha um ritmo bom nos treinos livres e acho que poderíamos ter chegado aos duelos na classificação, mas fizemos uma estratégia em que eu tinha poucas voltas para acertar, peguei tráfego e errei. A volta que eu errei acabou sendo a mais rápida, fiquei a apenas 0s2 do líder do meu grupo", salientou.

NIO precisa trabalhar no ritmo de corrida de seu novo carro, segundo Sette Câmara
NIO precisa trabalhar no ritmo de corrida de seu novo carro, segundo Sette Câmara
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Vale destacar, inclusive, que Ticktum marcou o tempo de 1min12s922 nas quartas de final, volta que seria suficiente para classificá-lo em absolutamente todos os outros duelos da mesma fase. O único a ser mais rápido que o britânico foi justamente Jake Hughes, seu adversário. De resto, Lucas Di Grassi, André Lotterer e Jake Dennis passaram com tempos na casa de 1min13s.

"Então, acho que a gente tem um carro muito rápido para a classificação", destacou. "O Dan [Ticktum] foi muito bem no grupo dele e conseguiu acertar a volta, o que confirma que nosso carro é realmente bom na classificação", avaliou.

Apesar do ritmo rápido em classificação, o carro decididamente não rendeu na corrida e Sette Câmara foi perdendo terreno, finalizando em uma opaca 16ª posição. Ticktum terminou uma colocação atrás, mas andava dentro do top-10 quando recebeu um drive-through por excesso de energia e despencou para o fundo do grid.

Estreia na Cidade do México deixou lições para Sette Câmara e a NIO
Estreia na Cidade do México deixou lições para Sette Câmara e a NIO
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O brasileiro admitiu que a equipe chinesa ainda precisa entender melhor sobre o novo Gen3, mas pediu para observar os dados de telemetria antes de qualquer julgamento precipitado.

"Mas na corrida, parece que a gente ainda tem de fazer algumas coisinhas. Então, [a disputa] não foi das melhores", admitiu. "Eu ainda nem consegui ver os dados direito. Quero analisar um pouco, antes de comentar qualquer coisa, para ver se foi algum erro, se foi o carro, ou alguma outra coisa", encerrou.

Agora, a Fórmula E descansa até o último fim de semana de janeiro, quando a categoria desembarca em Diriyah, na Arábia Saudita, para sua primeira rodada dupla da temporada. As duas corridas estão marcadas, respectivamente, para os dias 27 28 de janeiro, ambas às 14h (horário de Brasília).

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade