Stock Car: A geração 2025 da categoria começa a aparecer
Após especulações, a organização da Stock Car apresenta a nova geração dos carros da categoria, prometendo mais velocidade e tecnologia
Em dezembro do ano passado, este espaço falou um pouco do que a Stock Car estava planejando para seu novo carro. Afinal de contas, o modelo em uso encontra-se em uso desde 2009 e, mesmo com todas as alterações feitas ao longo dos anos, já cobrava o peso do todos os serviços prestados.
Após vários meses de raras informações, a VICAR fez um evento no Velocittá pouco antes da última etapa da Stock Car mostrando diversos aspectos do que virá a ser o novo carro da categoria.
Muitos dos aspectos que vinham sendo especulados foram confirmados: o Audace SNG 001 (código do carro) terá um motor menor (4 cilindros 2,1 litros x V8 de 5,7 litros) com maior potência (500 x 460cv) e uma estrutura totalmente nova, desenvolvida com a Arcelor Mittal, mais rígida e que, combinada com a nova carroceria, dá um “emagrecimento” de mais de 30 % em relação a geração atual (1500kg x 1100kg).
Além de mais leve e potente, o carro promete ser mais tecnológico. Uma novidade traz a tecnologia 5G pela Snapdragon aos carros e a Grid Technology, junto com a MTR, desenvolveram um novo volante e painel. Para se ter ideia, os pilotos poderão contar com visão dos adversários através do painel.
A preocupação da VICAR e da Audace (desenvolvedora do projeto e uma das donas da categoria) era fazer um carro que significasse uma evolução do produto usado aqui e que preparasse para o futuro, estando em linha com o que há de mais moderno no mundo em categorias de Turismo. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento é José Roberto Avallone, que esteve em diversas categorias, inclusive a F1.
O mistério ainda segue em relação à carroceria: para as imagens usadas na apresentação, o Corolla Cross serviu de referência. Não foi batido martelo, mas é tido como certo que a Chevrolet deve usar a base do Tracker, já que o Cruze saiu de linha. A Toyota deve oficializar o Cross em breve.
Sobre as imagens, até se levanta a possibilidade a convergência com o TC2000 argentino, que usará SUVs como base do campeonato em 2024 e espera ter cerca de 10 marcas no grid. Com este novo projeto, volta a se falar em novas montadoras para a Stock Car.
Não bastando o novo perfil, a Stock Car promete introduzir o DRS da F1 na categoria, sem abandonar o Push to Pass. É mais um elemento para aumentar a competitividade das corridas e dar um elemento que o fã de automobilismo está acostumado. Ainda não está claro como vai ser o funcionamento...
Uma das preocupações dos times são os custos. Hoje, para um time de ponta, um carro custa por cerca de R$ 2 milhões/ano. Para segurar custos e tentar não criar diferenciações, a Audace será responsável pelos carros e as equipes os receberão para correr. Em tese, a estrutura para operação será mais simples e menos custosa.
A intenção inicial seria a implantação deste novo carro em 2024. Porém, por conta de diversas situações aparecidas ao longo do processo, a implantação será em 2025. Os testes serão feitos durante os finais de semana de prova ao longo de 2024, para o afinamento do novo carro.
É um passo interessante e ousado para garantir o lugar da Stock Car como principal categoria do automobilismo nacional e uma das principais de Turismo Mundial. A observar os próximos passos.
Ficha-Técnica Audace SNG01
Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Motec e Fueltech
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos ("duplo A"). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono
Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc
Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS e Audacetech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR
Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook medidas 300-680x18 Hankook
Combustível: etanol
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA