Stock Car anuncia corrida Sprint para 2024 e mais mudanças
Organizadora anuncia mudanças no formato do final de semana para dar mais emoção e movimentação de pista, além de mais segurança aos pilotos
A Stock Car anunciou uma série de novidades para a Temporada 2024, modificando o formato do final de semana para torná-lo mais atrativo. O formato incluirá a Corrida Sprint com 30 minutos e a Corrida Longa, com 50 minutos, sem reabastecimento obrigatório e troca de todos os pneus.
As atividades do automobilismo vão se acelerando pelo mundo. O Brasil também se inclui nessa e a Stock Car anunciou uma série de novidades para a Temporada 2024, que começa dias 2 e 3 de março em Goiânia. A principal categoria nacional já apontando para modificar o formato do final de semana para tornar mais atrativo para os pilotos, equipes e o público, principalmente.
Uma das situações que eram questionadas era a realização das duas provas no mesmo domingo. Não eram poucos que pediam provas mais longas e até mesmo os pilotos estavam neste grupo, pois uma das reclamações era que acabava se tornando corridas muito agressivas, com excesso de acidentes.
ara 2024, a VICAR resolveu adotar também o conceito de Sprint Race, usado pela MotoGP e a F1. Desta forma, o final de semana da Stock Car Pro Series passa a ter o seguinte formato:
Sábado: Realização do Treino Classificatório. Realização da Corrida Sprint com 30 minutos, com formação de grid invertendo os 12 primeiros colocados do Classificatório. Janela de parada mais longa (a divulgar), sem abastecimento obrigatório, mas troca de pelo menos um pneu.
O próprio treino classificatório também muda o formato. Mantidos os três estágios, mas agora o primeiro passa a ter 2 grupos de 16 pilotos. Para o segundo estágio, passam os 10 primeiros de cada grupo (antes era a combinação dos 15 primeiros) e os 8 melhores vão para o terceiro estágio, que decidirá a pole position.
Domingo: Realização da Corrida longa, com 50 minutos e grid de acordo com Treino Classificatório. Janela de parada mais longa e com troca de pelo menos dois pneus e sem reabastecimento obrigatório.
Além disso, teremos mais acionamentos do Fan Push durante a corrida, mas em intervalos menores, e o descarte de pontos passa para 2 etapas (eram 4).
Em princípio, este formato acaba por atender a todos: aumenta a atividade em pista, atrai mais o público nos autódromos, deixa as corridas também mais longas, permitindo que os pilotos possam dosar melhor a agressividade e possam trabalhar mais a estratégia. Até o ano passado, os pilotos eram obrigados a trocar pelo menos 1 pneu e ter que fazer reabastecimento. Agora, as possibilidades se abrem um pouco.
Não se pode dizer que a VICAR é omissa no trato da Stock Car. A cada ano, os organizadores vêm buscando apurar o formato e, em um momento em que a categoria se prepara para fazer uma mudança radical de carros para 2025. As mudanças anunciadas são um movimento em uma direção muito positiva para uma categoria que vem crescendo ano após ano.