Stock Car: Aos 45 anos, é hora de um novo começo
Interlagos marca o final de uma era para a Stock Car com o fim dos sedans e se prepara para a chegada dos SUV em 2025.
Dia 15 de dezembro de 2024 passa a ter um significado importante para a Stock Car. Completando 45 anos de existência, a categoria encerra uma fase com os sedans para a partir de 2025 assumir os SUV como carrocerias de seus carros.
Muita gente torceu o nariz com a decisão da VICAR. Porém, a decisão foi de encontro a tendências de mercado e, especialmente, com os pedidos das montadoras, que acabam por ser um dos pilares que sustentam o automobilismo. Não podemos esquecer que a própria Stock Car surgiu de uma iniciativa da Chevrolet...
Justamente para ter uma alternativa à antiga Divisão 1 e promover os Opala, inspirados no trabalho feito na Matriz, a Chevrolet brasileira planejou este campeonato, utilizando os Opala Cupê, praticamente os mesmos que eram disponibilizados ao público.
Este modelo foi utilizado como base da Stock Car até 1994, quando os Omega entraram cena, justamente vindo ocupar o lugar dos Opala. Pela primeira vez, a Stock usava um modelo Sedã para competição e numa base muito mais modernizada. Afinal de contas, a base do Opala era basicamente a mesma de seu lançamento no final da década de 60. Mesmo com as modernizações feitas ao longo do tempo e as mexidas feitas pela organização, a idade bateu à porta.
Como o Omega saiu de linha, foi substituído pelo Vectra em 2000, que coincidiu com a introdução do chassi tubular especificamente feito para a categoria. Esta escolha abriu brecha para que outras marcas viessem: em 2005, a Mitsubishi veio com o Lancer.
Com a nova atualização do chassi em 2009, vieram também Volkswagen (Bora) e Peugeot (307). Basicamente, o JLG09 veio sendo usado até agora, sofrendo uma série de modificações ao longo do tempo, ainda recebendo as bolhas do Sonic, Cruze (ambos GM) e Corolla (Toyota).
A necessidade de uma nova base técnica, mais alinhada com as novas tecnologias e tendências automotivas, acabou abrindo espaço para que outras possibilidades fossem adotadas. Afinal de contas, o automobilismo esportivo também serve para fazer jus à velha frase atribuída à Ferry Porsche: ganhe no domingo, venda na segunda.
À medida que os novos carros foram sendo apresentados, a estranheza inicial foi sendo dissipada e agora bate a expectativa de ver o que será esta nova Stock Car, que promete ser mais tecnológica e mais rápida, já que os carros são cerca de 200kg mais leve dos que os atuais, além de um motor mais potente. Como já cantou o artista, o novo sempre vem...