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Stock Car: Aos 45 anos, é hora de um novo começo

Interlagos marca o final de uma era para a Stock Car com o fim dos sedans e se prepara para a chegada dos SUV em 2025.

15 dez 2024 - 11h31
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Chevrolet Tracker em testes: uma nova era chega para a Stock Car
Chevrolet Tracker em testes: uma nova era chega para a Stock Car
Foto: Duda Bairros / Stock Car

Dia 15 de dezembro de 2024 passa a ter um significado importante para a Stock Car. Completando 45 anos de existência, a categoria encerra uma fase com os sedans para a partir de 2025 assumir os SUV como carrocerias de seus carros.

Muita gente torceu o nariz com a decisão da VICAR. Porém, a decisão foi de encontro a tendências de mercado e, especialmente, com os pedidos das montadoras, que acabam por ser um dos pilares que sustentam o automobilismo. Não podemos esquecer que a própria Stock Car surgiu de uma iniciativa da Chevrolet...

Justamente para ter uma alternativa à antiga Divisão 1 e promover os Opala, inspirados no trabalho feito na Matriz, a Chevrolet brasileira planejou este campeonato, utilizando os Opala Cupê, praticamente os mesmos que eram disponibilizados ao público.

Tarumã, 1979: o começo de tudo
Tarumã, 1979: o começo de tudo
Foto: Paulo Dias Nunes

Este modelo foi utilizado como base da Stock Car até 1994, quando os Omega entraram cena, justamente vindo ocupar o lugar dos Opala. Pela primeira vez, a Stock usava um modelo Sedã para competição e numa base muito mais modernizada. Afinal de contas, a base do Opala era basicamente a mesma de seu lançamento no final da década de 60. Mesmo com as modernizações feitas ao longo do tempo e as mexidas feitas pela organização, a idade bateu à porta.

Como o Omega saiu de linha, foi substituído pelo Vectra em 2000, que coincidiu com a introdução do chassi tubular especificamente feito para a categoria. Esta escolha abriu brecha para que outras marcas viessem: em 2005, a Mitsubishi veio com o Lancer.

Com a nova atualização do chassi em 2009, vieram também Volkswagen (Bora) e Peugeot (307). Basicamente, o JLG09 veio sendo usado até agora, sofrendo uma série de modificações ao longo do tempo, ainda recebendo as bolhas do Sonic, Cruze (ambos GM) e Corolla (Toyota).

Chassi JLG-09 em uso na bolha do Peugeot 307 em 2009
Chassi JLG-09 em uso na bolha do Peugeot 307 em 2009
Foto: Duda Bairros / Stock Car

A necessidade de uma nova base técnica, mais alinhada com as novas tecnologias e tendências automotivas, acabou abrindo espaço para que outras possibilidades fossem adotadas. Afinal de contas, o automobilismo esportivo também serve para fazer jus à velha frase atribuída à Ferry Porsche: ganhe no domingo, venda na segunda.

À medida que os novos carros foram sendo apresentados, a estranheza inicial foi sendo dissipada e agora bate a expectativa de ver o que será esta nova Stock Car, que promete ser mais tecnológica e mais rápida, já que os carros são cerca de 200kg mais leve dos que os atuais, além de um motor mais potente. Como já cantou o artista, o novo sempre vem...

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