Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Stock Car muda regulamento e implementa descarte de três piores resultados

A Stock Car e a CBA alteraram algo importante no regulamento da categoria para 2020: agora, cada piloto poderá descartar suas três piores corridas antes da decisão

28 jul 2020 - 05h32
Compartilhar
Exibir comentários
Largada da corrida 1 da Stock Car 2020 em Goiânia
Largada da corrida 1 da Stock Car 2020 em Goiânia
Foto: José Mario Dias/Shell / Grande Prêmio

A temporada 2020 da Stock Car tem diversas mudanças em relação ao passado, seja na questão da pandemia, seja na pista e os novos carros, por exemplo.

Mas o regulamento também traz uma alteração que pode causar duas situações: mais equilíbrio até o final, mas também confusão aos fãs.

É o descarte de provas. Neste ano, em que não se sabe nem se as 12 etapas programadas poderão ser disputadas, cada piloto terá que descartar seus três piores resultados antes da etapa final. É o que diz o artigo 5.27 do regulamento da CBA:

"Ao final da penúltima etapa, todos os pilotos terão descartadas piores pontuações referentes a três provas, mesmo que não necessariamente tenham participação nas mesmas. O piloto campeão será aquele que obtiver o maior número de pontos em todas as provas, após efetuar o descarte de três provas, antes do início da última etapa."

Arquibancadas vazias no autódromo de Goiânia
Arquibancadas vazias no autódromo de Goiânia
Foto: Duda Bairros/Vicar / Grande Prêmio

Ou seja: a chance de mais pilotos estarem na briga até a corrida decisiva aumenta, já que a pontuação mudará antes da final - e seus eventuais tropeços serão anulados -, mas a confusão também deve vir, já que contas profundas precisarão ser feitas pelo torcedor para entender qual a situação de cada piloto.

A medida faz sentido, porém, em um ano em que os carros são novos e ainda passam por aprimoramento, como visto em Goiânia, e em que não se tem certeza de quando cada etapa irá ocorrer, prejudicando a preparação dos pilotos e das equipes.

Em 2019, a possibilidade de descarte havia sido sugerida por Andreas Mattheis, chefe da Ipiranga, ao GRANDE PRÊMIO.

A expectativa é de que a próxima prova da temporada 2020 seja a Corrida do Milhão, em 23 de agosto. A categoria tenta, porém, encaixar ao menos mais uma etapa nos finais de semana anteriores.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade