Verstappen e Norris lideram os dois primeiros treinos livres no GP da Holanda
Holandês da RBR domina o TL1 e é superado por britânico da McLaren no TL2
Nesta sexta-feira (25), acontecera os primeiros treinos livres no GP da Holanda que tiveram Max Verstappen e Lando Norris como os pilotos mais velozes em cada atividade. No TL1, o holandês andou em 1m11s852, Hamilton e Alonso fecharam os três primeiros lugares.
TL1
No primeiro treino livre depois de quase um mês de férias, a dupla da RBR e os pilotos da Mercedes foram os responsáveis por dominar os tempos. Com pneus duros Hamilton, Russell, Verstappen e Pérez revezaram na liderança, mas no final a diferença entre a equipe alemã e a austríaca ficou entre 0s5.
Nas primeiras voltas de pneus macios, Sargeant foi o primeiro anotar um tempo com o pneu vermelho e ficou entre os melhores por algum tempo. Na sequência, Albon seguiu seu parceiro de equipe e também figurou por um bom tempo entre os primeiros lugares. A brincadeira dos carros da parte de trás do pelotão se encerrou quando Pérez colocou os pneus macios e anotou o melhor tempo.
Os pneus macios não foram colocados por todas as equipes, a Ferrari por exemplo demorou para colocar os pneus vermelhos em Leclerc e Schawartzmann, que substituiu Carlos Sainz no primeiro treino livre na Holanda. A McLaren também foi uma das equipes que mais demorou para inserir os pneus macios no TL1.
Na reta final, Hulkenberg causou um acidente próximo dos 15 minutos finais, mas não resultou em nenhuma bandeira vermelha.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
TL2
No 2º treino livre a torcida da Laranja Mecânica presente nas arquibancadas também comemorou o melhor tempo de um piloto "laranja". Lando Norris anotou o tempo de 1m11s330 e foi seguido fortemente por Max Verstappen, Albon fechou o top3.
Diferente do TL1, a segunda sessão do dia foi bem mais movimentada que a primeira, muito por causa do acidente entre Piastri e Ricciardo que levou o piloto da AlphaTauri para o hospital.
O treino começou com pneus médios predominantes, mas o leque de pilotos nas primeiras colocações foi ampliado com a adoção dos compostos macios no decorrer da sesão; os 16 primeiros estavam a menos de 1s da volta de referência. Até então, Lewis Hamilton e Sergio Pérez se revezavam pela liderança até Verstappen, com sua segunda volta rápida, passá-los antes das batidas.
Verstappen se encaminhava para bater Pérez ainda em sua primeira volta. Porém, ele foi atrapalhado no setor final por Nico Hulkenberg, lance que será investigado pelos comissários. A liderança veio na segunda tentativa após dez minutos com pneus médios e 0s1 sobre o colega da RBR.
No mesmo período, o quinto colocado Oscar Piastri perdeu a traseira e acertou a barreira na curva 3, a mais inclinada do circuito. Daniel Ricciardo, em sétimo lugar, também bateu no trecho; o australiano da AlphaTauri manteve as mãos no volante para controlar o carro e evitar que acertasse o compatriota da McLaren, e reclamou de dores nas mãos ainda dentro do cockpit após parar.