WEC: Alpine faz primeiro teste de longa duração visando 2024
Alpine segue na preparação para o WEC 2024 e faz treino de longa duração na Espanha. Embora cheio de problemas, time vê como "positivo"
Na reta final da sua preparação para a temporada 2024 do FIA WEC, a Alpine fez o primeiro teste de longa duração com o A424. O time francês esteve no Motorland em Aragón (Espanha) entyre os dias 14 e 16 deste mês com o objetivo principal de fazer 5.400km em 30 horas.
A meta foi quase cumprida. Segundo a Alpine, pouco mais de 5.000km foram completos e cerca de 8 horas foram livres de problemas. Mas coisas que acontecem em corridas apareceram: furos de pneus, problemas de turbo, vazamentos de água e óleo e problemas elétricos. Mesmo assim, ao menos oficialmente, o time declarou estar satisfeito com o progresso realizado.
O piloto de testes Nicolas Lapierre, Charles Milesi e Matthieu Vaxiviere (titulares do time no FIA WEC este ano) conduziram os trabalhos em Aragón.Além de verificar o desempenho, o time seguiu trabalhando no entendimento dos pneus Michelin, bem como nos procedimentos de prova. Um dos pontos da simulação foi também preparar a equipe atuar em situações como Full Course Yellow, largadas e a entrada de Carro de Segurança.
Nas palavras dos dirigentes, o teste foi considerado como “positivo”. Bruno Famin, o responsável pela parte de competições da Alpine, disse que o “principal objetivo era testar a confiabilidade e encontrar pontos fracos”. Já Philippe Sinaut, chefe de equipe, declarou que “o objetivo deste teste era entender o carro e preparar a equipe”.
Embora as palavras sejam de otimismo, a Alpine corre contra o tempo para deixar tudo pronto para a pré-temporada, que acontecerá no Catar em fevereiro. Uma nova sequência de testes será feita em Portimão (Portugal) em meados de dezembro.
Preparação para o IMSA
Enquanto isso, a Alpine mantém a preparação para o IMSA. Um segundo A424 foi enviado para o Windshear, túnel de vento da Haas localizado na Carolina do Norte, para iniciar a primeira fase de homologação técnica. Se fala que a Mayer Shank Racing, que até este ano operava os Acura no campeonato norte-americano, seria a parceira dos franceses para o IMSA em 2025.