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WEC: Aston Martin estuda disponibilizar Valkyrie a clientes

Segundo diretor da Aston Martin, a venda do Valkyrie a clientes do FIA WEC e IMSA está em consideração

9 out 2023 - 21h52
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Aston Martin Valkyrie estará competindo no WEC e na IMSA a partir de 2025.
Aston Martin Valkyrie estará competindo no WEC e na IMSA a partir de 2025.
Foto: Aston Martin Racing / Divulgação

A Aston Martin planeja vender unidades do Hypercar Valkyrie para equipes de clientes no futuro. O carro foi apresentado na última semana e estará no Mundial de Endurance e na IMSA a partir de 2025. 

Sendo assim, Adam Carter, chefe de Endurance da Aston Martin, disse ao site Sportscar365 que o foco inicial da Aston Martin será o Mundial de Endurance e o IMSA WeatherTech SportsCar como equipe oficial. Mesmo assim, à venda para equipes é algo em estudo. 

“Se as oportunidades e circunstâncias forem adequadas para todo mundo”, explicou Carter. Atualmente, a Porsche é o único fabricante que comercializa seus Hypercars.   

O Porsche 963, que em contraste com o Valkyrie é construído de acordo com os regulamentos LMDh, já foi adquirido pelas equipes Team JOTA no WEC e JDC-Miller Motorsports no WeatherTech Championship, enquanto a Proton Competition compete em ambos.

Por outro lado, a Ferrari também divulgou que planeja a venda do 499P, porém, problemas internos do fabricante italiano surgiram desde o início do ano até agora. Uma diferença fundamental entre o 499P e o Valkyrie é a falta de um sistema híbrido no carro da Aston Martin, que é baseado na plataforma AMR Pro somente para pista.

Prioridade para a Heart of Racing

Carter disse que embora a Aston Martin esteja aberta à ideia de vender seus carros, o objetivo principal é prestar suporte a equipe Heart of Racing. “Hoje, absolutamente, nosso foco está na Aston Martin e no The Heart of Racing”, disse Carter.

“Você tem que respeitar a competição lá fora e a tarefa que temos pela frente até Daytona em 2025. Nossa visão é que nos concentramos nisso e temos a oportunidade de fazer carros adicionais dentro disso”, enfatiza. 

“Minha opinião real é que se alguém vier até nós perguntando sobre os carros dos clientes, será um grande elogio ao trabalho que realizamos”. 

“Os carros dos clientes são muito bem-vindos e são parte da discussão e de como integramos isso ao pacote. O que não queremos é diluir o foco da Aston Martin com o The Heart of Racing indo para o WEC, IMSA e Le Mans.

Aston Martin prevê a construção de seis chassis para 2025

Fabricante inglês espera comercializar o Hypercar no futuro
Fabricante inglês espera comercializar o Hypercar no futuro
Foto: Aston Martin / Divulgação

Como parte do programa de vendas, a Aston Martin considera construir seis chassis do Valkyrie para o WEC/IMSA para 2025.

“Avançar no desenvolvimento aerodinâmico e no desenvolvimento do carro e do motor para fazer os testes de pista antes do cronograma de homologação é um marco absolutamente importante”, disse ele. “A data de homologação que está regulamentada é o início”. 

“O trabalho de conversão, digamos, o trabalho de engenharia para fazer a engenharia da carroceria para a frente de troca rápida, linhas divididas, etc. As especificidades do empacotamento da eletrônica para a manutenção em corridas, isso é o design do carro de corrida.

“Considerando que, obviamente, todo carro de corrida chega à pista e então você evolui e se desenvolve, isso faz parte do processo. Colocar o carro na pista com a especificação correta da unidade de potência, com o eixo de transmissão e controlador de torque corretos, com o pacote aerodinâmico correto”, salienta. 

Como parte do projeto, a versão de rua do Valkyrie será a base do Hypercar, o que poupará o tempo do fabricante inglês em adaptações ou na construção de peças para o carro. 

“Quando o carro foi convertido para carro de corrida, ele se tornou um carro de dois lugares, o que significou muita reembalagem da eletrônica e coisas fora do caminho”, explicou ele.

“Todo mundo que viu um Hypercar verá todos os componentes eletrônicos ao lado do motorista, enquanto tivemos que adaptar nos painéis e outras coisas do carro. Então, vamos reverter isso apenas para torná-lo um carro de corrida em termos de facilidade de manutenção”, finalizou. 

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