WEC: BMW inicia a preparação para a estreia em 2024
Alemães entregam primeiro M Hybrid para a equipe WRT e faz primeiro grande teste visando estreia no WEC em 2024
O FIA WEC vem mostrando que a fórmula dos Hypercars e a convergência técnica com o IMSA (EUA) vem dando frutos. Este ano, além do retorno da Ferrari para a categoria principal após 50 anos e a chegada da Cadillac e Porsche, outros fabricantes se preparam para adentrar.
Um deles é a BMW, que optou por apoiar times ao invés de montar uma equipe do zero. A primeira escolhida foi a WRT, time belga que esteve sob o guarda-chuva da Audi desde o início de suas operações em 2009 e, com a mudança de planos de Ingolstadt para focar na F1, juntou forças com a casa da Bavária.
Enquanto o M Hybrid não estava pronto, o time centrou esforços na categoria LMP2 do FIA WEC e no GT, onde começou a usar também os carros da BMW. Os alemães optaram por iniciar seus esforços no IMSA, para onde o carro foi originalmente concebido (LMDh) e ir ajustando tudo para 2024 ir para o WEC.
O projeto alemão foi conduzido pela Dallara, um dos fabricantes autorizados para fabricação e desenvolvimento dos carros, e tocado em áreas e equipes diferentes do projeto da Cadillac, também conduzido pela fábrica italiana. O coração da máquina é um V8 biturbo, de 4 litros.
Na semana passada, a WRT levou o seu carro para Aragón (Espanha) para sua primeira grande sessão de testes, incluindo condições de pista molhada e à noite. Um shakedown havia sido feito em maio na Alemanha, mas esta foi a primeira ida efetiva. Não houve grandes comentários, mas oficialmente foi dito que tudo correu sem problemas e o objetivo era conhecer o carro e ganhar quilometragem.
Embora o M Hybrid esteja operacional no IMSA (onde corre operado pela Rahal Letterman Lanigan) e tenha vencido as 6 Horas de Watkins Glen neste último domingo (25), ainda há muito o que progredir. Porém, o trabalho parece muito sólido e a BMW não vem para brincadeiras.