Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

WEC: estão chegando as 24 Horas de Le Mans dos 100 anos

Após Mônaco e Indianápolis, vem chegando a hora de mais uma prova da Tríplice Coroa do automobilismo: 24 Horas de Le Mans

31 mai 2023 - 19h05
Compartilhar
Exibir comentários
Largada das 24 Horas de Le Mans de 2022
Largada das 24 Horas de Le Mans de 2022
Foto: WEC / Harry Parvin/ focuspackmedia.com

Após Monaco e Indianápolis, é chegada a hora de completar a Tríplice Coroa do automobilismo. F1 e Indy fizeram as suas chamadas “provas icônicas”. Agora é o momento dos Protótipos: as 24 Horas de Le Mans, que acontecerão nos dias 10 e 11 de junho.

Temos outras provas deste tipo nos diversos autódromos do mundo (o Brasil já teve as 25 Horas de Interlagos e tenta retomar as Mil Milhas). Mas a prova francesa conseguiu angariar a atenção e criar a mitologia em seu redor, que já foi parar nas telas de cinema algumas vezes (As 24 Horas de Le Mans de 1970, Fúria sobre Rodas, de 2003 e o Ford vs Ferrari, de 2019).

A briga Ford x Ferrari de Le Mans 1966 chegou a virar filme
A briga Ford x Ferrari de Le Mans 1966 chegou a virar filme
Foto: Twitter / divulgação

São 38 curvas distribuídas em mais de 13 quilômetros de extensão. Mas o grande chamariz é a velocidade. Até 1990, a reta Mulsanne permitia velocidades extremas, tanto que há o recorde é de 405 km/h da prova de 1988 (na verdade 407 km/h, mas como a Peugeot estava lançando então o modelo 405 e era fornecedora do motor do carro do recorde, chegou ao acordo de “ajustar a marca”). Em 1990, duas chicanes foram colocadas para reduzir a velocidade e a marca segue.

Para este ano, a prova é emblemática por determinar os 100 anos de existência. Em 26 de maio de 1923, 33 carros alinharam para a primeira edição. O principal objetivo era testar a resistência de carros e pilotos. Afinal, àquela época, o automóvel era um dos pontos máximos da tecnologia e uma prova deste tipo era um belo trunfo de propaganda.

Troféu da edição de 100 anos das 24 Horas de Le Mans
Troféu da edição de 100 anos das 24 Horas de Le Mans
Foto: WEC

Até hoje, a prova não foi disputada nos períodos de Guerra (1940 a 1948) e por conta de uma Greve Geral (1936). Mesmo com vários momentos tensos, como o grande acidente da edição de 1955, com a morte de 82 pessoas e que motivou a retirada da Mercedes-Benz por vários anos das competições esportivas. Até virou animação...

 

Mesmo com as diversas mudanças de regulamento técnico, a prova seguiu em frente. E desde 2012, faz parte do Campeonato Mundial da FIA, o WEC. Para este ano, após vários anos de discussão entre a FIA, o Automobile Club de L’Ouest (ACO – Organizador da prova) e o IMSA (americana), houve uma convergência para que os regulamentos técnicos das séries possam convergir e mais gente participar das duas séries sem grandes adaptações.

Tanto que, por este motivo, temos a volta oficial da Ferrari na categoria principal após 50 anos, a vinda da Cadillac e o “ataque” da Porsche através de seu time oficial (Penske) e clientes. Não esquecendo da Peugeot, que venceu em 1992 e 1993. Além das boas disputas entre as equipes das classes LMP2 e LM/GTE Am. No total, serão 62 carros na pista.

Carros da classe Hypercar deste ano
Carros da classe Hypercar deste ano
Foto: WEC / Twitter

Nos próximos dias, detalharemos tudo sobre a categoria e o que envolve esta prova tão charmosa do automobilismo mundial. Fique ligado!

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade