Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

WEC: Ferrari prepara atualizações para o seu Hypercar

Equipe Italiana testará no circuito do Bahrein antes da prova final do Mundial de Endurance e avalia novidades para o 499P

19 set 2023 - 22h01
Compartilhar
Exibir comentários
Em seu retorno ao WEC, a Ferrari venceu as 24 Horas de Le Mans
Em seu retorno ao WEC, a Ferrari venceu as 24 Horas de Le Mans
Foto: Ferrari Hypercar / Twitter

Após a etapa de Fuji do Mundial de Endurance, a Ferrari prepara atualizações do Hypercar 499P ainda para a atual temporada do WEC, conforme disse Giuliano Salvi, gerente de corridas GT do fabricante italiano. 

De acordo com informações publicadas pelo site Daily SportsCar, o protótipo italiano usará a regra de equipe “coringa”, que é quando um protótipo está em seu primeiro ano de desenvolvimento e ganha a chance de mexer no carro e testar atualizações que seriam utilizadas somente na próxima temporada. 

Mesmo sendo o primeiro ano do 499P, o protótipo que é gerido pela AF Corse, venceu as 24 Horas de Le Mans em sua primeira tentativa em junho. Além disso, a Ferrari ainda não finalizou a extensão das evoluções que poderia fazer, e que estão sujeitas tanto a decisões internas como a negociações com a FIA e a ACO.

“Estamos avaliando tudo neste momento, não posso divulgar as conclusões porque tudo ainda está em discussão internamente”, disse Salvi em Fuji.

“Depois da nossa primeira fase, que foi dedicada a resolver os grandes problemas que enfrentamos, agora estamos tentando avaliar os nossos pontos fracos com o carro. No momento não decidimos tudo”, explicou. 

Ferrari olhando para 2024

Mesmo com bons resultados, a Ferrari ainda não testou quaisquer melhorias para a próxima temporada, mas isso não passou em branco. Vale lembrar que cada fabricante possui cinco atualizações durante o ciclo de vida de um protótipo LMH. Melhorias em segurança e durabilidade não contam entre as cinco melhorias permitidas pelo regulamento. 

“Já entendemos onde devemos melhorar”, continuou Salvi. “Ainda não testamos (novos componentes) no carro, mas avaliamos diferentes soluções. É um campeonato com poucas corridas, então entender se algo é um problema real ou se o carro não está configurado corretamente é algo com o qual estamos ganhando experiência o tempo todos”. 

Divergências no entendimento das regras

Ferrari terminou em 4º e 5º durante as 6 Horas de Fuji
Ferrari terminou em 4º e 5º durante as 6 Horas de Fuji
Foto: Ferrari Hypercar / Twitter

Se a Ferrari concorda e aceita o regulamento, a Peugeot não pensa assim. O 9X8 poderá ter “uma atualização muito básica do pacote atual ou um desenvolvimento muito significativo do carro”, explicou o diretor técnico da Peugeot Sport, Olivier Jansonnie. 

O dirigente acredita que é necessária mais clareza por parte dos organizadores sobre até que ponto os fabricantes de LMH, incluindo a Peugeot, podem ir com mudanças.  “Nossa posição é a mesma. Ainda queremos mais transparência. Não podemos fazer atualizações sem o acordo deles, ainda não está definido o que poderíamos fazer, ainda estamos discutindo isso”, questiona. 

“Tivemos discussões privadas com a ACO e a FIA, eles conhecem a nossa opinião sobre o assunto e nós conhecemos a deles.”

Entretanto, Salvi defendeu as entidades que regem o WEC e acredita que o modo como os regulamentos foram definidos. “Estamos muito felizes com o nosso relacionamento com a FIA neste momento”, explicou ele. “É uma equipe totalmente nova, é jovem, nosso foco está em nós mesmos para melhorar. Isto (desenvolver atualizações) não é uma grande prioridade, precisamos melhorar a nossa forma de trabalhar”. 

De qualquer forma, a Ferrari deve embarcar em um “programa de testes intenso” até o final do ano, que incluirá preparativos para o final da temporada no Bahrein e a abertura da temporada de 2024 no Catar.

A equipe testou recentemente no circuito de Barcelona, um ano depois do lançamento do carro em Fiorano e do primeiro teste no mesmo circuito. Assim, Salvi diz que testar no circuito de Barcelona todos os verões “é uma tradição que gostaríamos de manter” porque representou uma boa referência para o progresso do carro e da equipa nos 12 meses anteriores.

Testes no Bahrein

A Ferrari prepara um teste no circuito do Bahrein, antes da última corrida da temporada no circuito de Sakhir. A equipe ainda tem sete dias de testes restantes para 2023 e pretende aproveitar tudo. No Médio Oriente, Salvi disse que utilizará o seu tempo de pista para “replicar as condições da corrida (que decorre na escuridão) tanto quanto possível”. 

Após o término da temporada, a Ferrari retornará ao seu programa de testes de inverno antes da temporada de 2024. “Estamos focados na equipe atual, mas temos a mente aberta”, disse Salvi quando questionado se algum membro da Ferrari Driver Academy teria ou não uma oportunidade. 

Finalizando os preparativos para a temporada 2024 do WEC, um teste no Catar nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, organizado pela Penske. Servirá de prelúdio para a abertura da temporada de 2024, que será realizada no circuito de Losail pela primeira vez em março.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade