WEC: Ferrari revela versão "civil" do 499P vencedor de Le Mans
Acostumada a desenvolver carros de rua icônicos, a Ferrari agora disponibiliza o 499P de Le Mans para pilotos amadores e milionários
Aproveitando o bom final de semana na F1, onde neste sábado, 28, Charles Leclerc, marcou a pole para o GP do México, o fabricante italiano revelou uma versão especial do seu Hypercar que compete no Mundial de Endurance, a 499P Modificata.
Como toda Ferrari quando lançada vira instantaneamente um clássico, a 499P não foge a regra. O protótipo até parece com o irmão que corre no WEC, mas sem as regras impostas pela FIA/ACO, ficou mais veloz.
Como resultado, a potência total combinada produzida pelo motor V6 e pelo trem de força híbrido é de 640 kW (860 cavalos). O sistema híbrido recebeu um ajuste para uma maior capacidade de energia acumulada, montada a partir do eixo dianteiro limitado a velocidades acima de 190 km/h (118 mph), o Modificata permitirá que o impulso híbrido seja ativado em baixa velocidade e não velocidades pré-estabelecidas.
Além disso, um sistema Push-to-Pass, que os pilotos ativam o sistema de 120 kW (160 CV) adicionais durante um período de tempo limitado. O sistema pode ser acionado pressionando um botão na parte traseira do volante, com a potência extra disponível apenas em aceleração total e por no máximo sete segundos por vez.
Mais detalhes da Ferrari 499P Modificata
Outra diferença para o irmão do WEC são os pneus. No FIA WEC, o regulamento da classe Hypercar determina o uso de pneus Michelin. O 499P Modificata utiliza compostos da Pirelli com medidas de 310/710-18 à frente e 340/710-18 atrás.
O pneu, baseado nos regulamentos da FIA, tem como objetivo enfatizar a dirigibilidade do carro e maximizar o feedback de dirigibilidade para pilotos não profissionais. O pneu otimiza os tempos de aquecimento e reduzindo a degradação do desempenho durante corridas longas.
O 499P Modificata mantém o cockpit e a ergonomia do carro de corrida. Ao mesmo tempo que oferece uma recalibração completa da configuração da suspensão, controladores eletrônicos e mapeamento do motor.
Por fim, o departamento Corse Clienti da Ferrari organizará o programa Sport Prototipi Clienti a partir de 2024. Onde os proprietários do carro receberão manutenção, bem como suporte técnico e logístico para eventos de pista dedicados.