WEC: Ford retorna para a classe principal em Le Mans
Anúncio feito por Bill Ford marca o compromisso da montadora com a inovação e a busca por vitórias nas 24 Horas de Le Mans
Nesta sexta-feira (31), o presidente executivo da Ford Motor Company, Bill Ford, anunciou que a Ford fará sua estreia na categoria Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA em 2027. O pronunciamento foi feito durante o lançamento da temporada da Ford Performance em Charlotte, Carolina do Norte.
“Estamos entrando em uma nova era de desempenho e corrida na Ford”, comentou Bill Ford. “Você pode ver isso pelo que estamos fazendo na estrada e fora dela. Quando corremos, corremos para vencer. E não há pista ou corrida que signifique mais para nossa história do que Le Mans", disse Bill Ford.
A decisão marca o retorno da marca ao cenário das competições de endurance de elite, reforçando o compromisso da Ford com a inovação e o automobilismo. A montadora americana já tem um histórico de sucesso em Le Mans, incluindo a icônica vitória sobre a Ferrari nos anos 1960 e o retorno vitorioso em 2016 com o Ford GT.
Embora ainda não tenha revelado detalhes sobre o carro que competirá na categoria Hypercar, a expectativa é que a Ford desenvolva um protótipo de alto desempenho que possa enfrentar adversários como Ferrari, Toyota e Porsche, que já estão consolidados na categoria. O envolvimento da Ford na categoria LMH ou LMDh ainda será confirmado.
O Mundial de Endurance 2025 começa com a Qatar 1812 km, em 28 de fevereiro, e termina com as 8 Horas do Bahrein, em 8 de novembro. As 24 Horas de Le Mans começam em 14 de junho e terminam no dia seguinte. A estreia da Ford em 2027 adicionará mais um nome de peso à competição, aumentando a disputa pelo título nas provas de resistência mais exigentes do mundo.