WEC: Glickenhaus não vai à Fuji e é dúvida para 2024
Para certa surpresa, a equipe não constou na lista preliminar das 6 Horas de Fuji do FIA WEC. Infelizmente, a questão financeira pressiona
Embora a temporada 2023 do FIA WEC ainda tenha duas etapas para serem cumpridas, um competidor parece ter concluído sua tarefa antes: a Glickenhaus confirmou que não alinhará para as 6 Horas de Fuji, que será disputada em 10 de setembro.
Quando a lista preliminar do evento foi divulgada, não foi de todo uma surpresa não constar a presença do carro 708 entre os Hypercars. Não eram recentes as advertências de Jim Glickenhaus de que as condições para seu time ficavam complicadas financeiramente, especialmente após Le Mans.
Um apaixonado por carros e velocidade, Jim Glickenhaus apostou no novo formato do Hypercars que o FIA WEC implementou a partir de 2021. Inicialmente, o 007 fez boas corridas e quase venceu as 6 Horas de Monza de 2022. Mas justamente o engrandecimento da competição acabou por deixar a situação mais complicada, algo que foi deixado claro por Jim: não seremos bucha de canhão.
Segundo Jim, a chegada de grandes marcas à categoria acabou forçando muito o desenvolvimento e acabaram deixando independentes como ele e a Vanwall muito pressionados para tentar andar próximo, mesmo com a existência do Balanço de Performance.
Às vésperas da confirmação da participação não da prova japonesa, a equipe confirmou que a intenção era completar o ano, mas sem fazer loucuras. Em entrevista ao site sports365, Glickenhaus que o projeto de uma evolução do 007, datado de 2021, está pronto, porém falta o apoio financeiro. Bem como para a continuidade das atividades para 2024.
Mesmo com a chegada de novos competidores como BMW, Alpine e Lamborghini, o esforço dos provados e apaixonados sempre deve ser valorizado. Mesmo sendo um dos Hypercars sem o sistema híbrido, a Glickenhaus vem fazendo um trabalho muito digno no FIA WEC