WEC: Lamborghini apresenta seu carro e encara Ferrari
Lamborghini apresentou nesta quinta o SC63, carro com que disputará o FIA WEC e o IMSA em 2024. Kyvat e Grosjean estão entre os pilotos
As corridas de longa duração (Endurance) tem tido um interesse renovado nos últimos anos. Após a convergência de regulamentos entre o FIA/ACO (FIA WEC) e o IMSA (Estados Unidos), diversos fabricantes anunciaram projetos de Hypercars para poderem participar dos dois certames, os principais da modalidade.
A mais recente marca a apresentar seu modelo foi a Lamborghini. Aproveitando a edição do Goodwood Festival of Speed (que falamos aqui), a montadora italiana, que faz parte do grupo Volkswagen, apresentou o SC63, que tomará parte tanto do FIA WEC como do IMSA em 2024.
O projeto foi desenvolvido levando em consideração as regras do IMSA, ou seja, é um LMDh (Le Mans Daytona Hybrid, que explicamos aqui). Mas pela convergência, também poderá participar do FIA WEC, tal como o caminho que seguem atualmente Porsche e Cadillac e que a BMW também fará no próximo ano.
O SC63 foi desenvolvido em conjunto com a francesa Ligier (que tem pouco a ver com a antiga equipe de F1) e contará com um V8 bi turbo, que usará o sistema híbrido padrão previsto pelo IMSA, fornecido pela Bosch e pela WAE (antiga subsidiária de engenharia da Williams).
O programa será tocado pela Iron Lynx, que participa do FIA WEC, e será dividido entre Itália e Estados Unidos. Os primeiros testes de pista acontecerão mês que vem primeiro na Europa e depois nos Estados Unidos. A homologação para os dois campeonatos está prevista para novembro deste ano.
Para pilotar, a Iron Lynx trouxe dois pilotos muito experientes: Andrea Caldarelli e Mirko Bortolotti (ex-piloto da Lamborghini). Ambos alinham pela PREMA na categoria LMP2 do FIA WEC (a equipe é controlada pelo grupo suíço). E anunciou Roman Grosjean e Daniil Kyvat para se juntar ao grupo. Segundo Giorgio Sanna, CEO da Lamborghini, as duas vagas restantes serão anunciadas até o final do ano e uma delas deverá ser preenchida por uma mulher.
Não deixa de ser curioso ver as duas grandes marcas italianas de carros esportivos se batendo nas pistas. Reza a lenda que Ferruccio Lamborghini, então um fabricante de tratores, decidiu fazer seu esportivo depois de se decepcionar com o tratamento dado pela Ferrari.
Embora inicialmente a Lamborghini não se envolvesse em competições, mais recentemente a orientação mudou e vemos as marcas se batendo. Agora, mais uma vez o Touro e o Cavalo Empinado se enfrentarão mais uma vez....