Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

WEC: Momentos de decisão nas 8 Horas do Bahrein

Temporada 2024 do FIA WEC chega ao final e as 8 Horas do Bahrein prometem muita emoção para decidir campeões da Hypercar

31 out 2024 - 20h30
(atualizado às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Porsche #6 à frente do pelotão em Austin. O carro é o favorito para o campeonato
Porsche #6 à frente do pelotão em Austin. O carro é o favorito para o campeonato
Foto: Julien Defosse / DPPI

Este final de semana será cheio de velocidade, não somente por conta da F1. Teremos também a etapa final da Temporada 2024 do FIA WEC: as 8 Horas do Bahrein.

Desde 2012 no Calendário do FIA WEC, a corrida no Bahrein oferece um desafio grande para os pilotos pois, como na F1, a corrida começa durante o dia e vai escurecendo, o que faz a pista ficar mais fria e a aderência mais dificil para os carros, levando aos times acharem acertos que atendam às demandas e os pilotos cada vez mais atentos para evitar erros.

Mas também há um estímulo: por ser uma prova de 8 horas, a pontuação é um pouco diferente da normal. Ao invés dos habituais 25 pontos para a primeira colocação, esta prova dará 38 pontos ao vencedor, com um ponto adicional ao mais rápido na Hyperpole de cada categoria.

Desta vez, a categoria chega ao final com os principais títulos em disputa: o campeonato de pilotos e construtores da Hypercar. O título na LMGT3 já foi definido em favor da Porsche Manthey Pure Racing #92, do trio Malykhin/Sturm/Bachler. Mas ainda está em aberto a disputa pelo vice-campeonato...

Na categoria Hypercar, o Porsche #6 do trio Lotterer/Estre/Vanthoor chega como favorito ao título. Além de ser o único trio que conseguiu repetir vitória nesta temporada (Catar e Fuji), mostrou ser o mais constante, obtendo boas pontuações. No total, obteve 150 pontos. A seguir, 35 pontos atrás, tem o trio da Ferrari #50, de Molina/Nielsen/Fuoco, simplesmente o vencedor das 24 Horas de Le Mans deste ano. Logo a seguir, somente 2 pontos atrás, o trio do Toyota #8 de Kobayashi/De Vries/Conway (vencedor das 6 Horas de Imola).

Nos construtores, a coisa fica um pouco mais pegada. Para o campeonato, vale o melhor resultado de cada montadora. Aqui, a Porsche também lidera, mas com a Toyota em seus calcanhares, 10 pontos atrás (161 x 151). A Ferrari vem em terceiro, com 134 pontos, com poucas chances de conquistas. Mas ainda é possível diante de uma combinação de resultados.

Na LMGT3, com o título definido, resta a disputa pelo vice, que está entre três trios: a Porsche #91 da Manthey EMA com Schuring/Shahin/Lietz (90 pontos), a BMW #31 de Farfus/Leung/Gelael (85 pontos) e a Aston Martin #27 de Riberas/Mancinelli/James (83 pontos). Aqui, não tem favorito.

Toda a nossa torcida vai para Augusto Farfus, que venceu com Sean Gelael e Darren Leung as 6 Horas de Imola, e Nicolas Costa, que vem fazendo provas sensacionais com o McLaren #59 da United e vem batendo na trave para obter a sua primeira vitória na categoria.

Augusto Farfus e Nicolas Costa: desafios para um ano muito produtivo
Augusto Farfus e Nicolas Costa: desafios para um ano muito produtivo
Foto: Julien Defosse / DPPI

A largada está prevista para as 8:00h da manhã e será transmitida pelo Band Sports (2 janelas ao vivo: 7:30h às 9:20h e 12:30h às 14:00h), BandPlay, Esporte na Band e Grande Prêmio (ambos no You Tube, na íntegra).

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade