WEC: no final da temporada, Fuji promete muitas disputas
FIA WEC chega à Fuji para a sua penúltima etapa com muita coisa ainda a ser definida. A briga principal é Toyota x Ferrari, mas tem mais
A Temporada 2023 do FIA WEC vai chegando ao final. Os protótipos chegam à Fuji (Japão) para a sexta e penúltima etapa com muitas coisas ainda em aberto. Campeonato de equipes e pilotos nos Hypercars e LMP2 prometem emoções. E tem mais um fator que pode embaralhar a corrida: chuva.
Desde 2012 a pista japonesa faz parte do calendário do FIA WEC e é considerada a casa da Toyota. Não só pela proximidade da sede, mas das 8 edições disputadas (não tivemos em 2020 e 2021 por conta da COVID-19), somente em 2015 não houve uma vitória nipônica na classe principal (Porsche levou essa). Desta forma, o favoritismo é natural.
Mas temos alguns elementos que podem complicar este quadro: além da possibilidade de chuva (um tufão deve alcançar o Japão na sexta, com os treinos podendo ser com pista molhada), o Balanço de Performance mais uma vez foi mexido. Após Le Mans, o ACO e a FIA anunciaram novos valores até o fim da temporada. Para Fuji, a situação ficou assim:
A grande dúvida é se este ajuste manterá a disputa entre Ferrari e Toyota. Até aqui, os japoneses têm dominado a temporada, mas a vitória da Ferrari em Le Mans fez a diferença. Por isso que o campeonato ainda está em aberto. Uma dúvida que surge é como será a Cadillac, que vem crescendo prova a prova, mesmo com Monza ter sido um pouco discreto.
Infelizmente, não teremos a presença da Glickenhaus nesta etapa e a Proton estreará seu segundo chassi 963. João Paulo de Oliveira segue no #4 da Vanwall. Esta é uma pista onde JP pode aproveitar da sua extensa experiência no automobilismo japonês.
Na LMP2, a briga é mais renhida ainda. O #41 da WRT lidera por 10 pontos em relação ao #34 Inter Europol (vencedora da categoria em Le Mans). Por fora, corre a dupla da United Autoports. Para o time de Zak Brown, há o reforço de Filipe Albuquerque no #22. Mais do que confirmados estão André Negrão no 36# da Alpine e Pietro Fittipaldi no #28 da Jota (vencedor de Monza).
Para a LM-GTE, a disputa agora é para ver o vice-campeonato. O Corvette #33 venceu antecipadamente a categoria em Monza. O trio do Porsche #85 da Iron Dames está em 2º, mas seguido de perto pela Aston Martin #25 da ORT by TF e o Porsche #77 da Dempsey-Proton. Para esta prova, mesmo com a reclamação da ORT, o BoP foi mantido e a distribuição de peso ficou da seguinte forma (de acordo com os últimos resultados).
As 6 Horas de Fuji terão transmissão do BandSports a partir das 22:30h deste sábado, com a largada prevista para às 23:00h (horário de Brasília).