WEC: Peugeot 9X8 adotará asa traseira em 2024
Fabricante francês retornou ao endurance em 2022 com um conceito que não utiliza a tradicional asa traseira em seus carros
A Peugeot causou espanto quando em 2022, regressou ao WEC com o Hypercar 9X8 sem a asa traseira. O conceito inédito será reavaliado, pois os franceses querem uma asa convencional na parte traseira dos seus protótipos.
No entanto, durante as 6 Horas de Fuji, em setembro, Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport, deixou claro que a adoção da asa traseira, dependeria dos regulamentos. Como se sabe, fabricantes podem fazer atualizações nos protótipos desde que sejam aprovadas pelas equipes e a organização do Mundial de Endurance.
Em outras palavras, os modelos LMH, ao contrário dos LMDh, podem beneficiar-se de até cinco atualizações 'Joker' relacionadas com o desempenho durante a sua vida útil (a fiabilidade e os ajustes centrados na segurança não contam para os cinco), mas o processo está longe de ser simples.
No entendimento da FIA e a ACO, as atualizações precisam garantir que os fabricantes não tragam atualizações que atrapalhem o processo de BoP que está sendo usado atualmente para garantir que todos os carros LMH e LMDh permaneçam competitivos.
O regulamento é um grande problema para a Peugeot
A complexidade do regulamento, já foi alvo de críticas por parte da Peugeot, visto o tamanho da “burocracia”, para aprovar mudanças nos carros.
“Nossa posição é a mesma”, disse ele. “Ainda queremos mais transparência e não podemos fazer upgrades sem o acordo deles (FIA e ACO), ainda não está definido o que poderíamos fazer com eles, ainda estamos discutindo”, disse Jansonnie, ao site Daily Sportscar.
“Tivemos discussões privadas com a ACO e a FIA, eles conhecem a nossa opinião sobre o assunto e nós conhecemos a deles”, disse.
Ainda de acordo com a publicação, a Peugeot deverá manter o mesmo chassi, mas com pesadas mudanças em seu conceito aerodinâmico. Mesmo fora dos padrões, o 9X8 se mostrou competitivo em alguns momentos, mesmo assim, algo mais convencional será feito.
Por fim, as mudanças e a inclusão da asa traseira ocorrerão durante testes em dezembro, após o término da temporada do WEC.