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WEC: Peugeot 9X8 adotará asa traseira em 2024

Fabricante francês retornou ao endurance em 2022 com um conceito que não utiliza a tradicional asa traseira em seus carros

2 out 2023 - 13h04
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 A ausência de uma asa traseira chama a atenção no 9X8
A ausência de uma asa traseira chama a atenção no 9X8
Foto: Divulgação / Peugeot Sport

A Peugeot causou espanto quando em 2022, regressou ao WEC com o Hypercar 9X8 sem a asa traseira. O conceito inédito será reavaliado, pois os franceses querem uma asa convencional na parte traseira dos seus protótipos. 

No entanto, durante as 6 Horas de Fuji, em setembro, Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport, deixou claro que a adoção da asa traseira, dependeria dos regulamentos. Como se sabe, fabricantes podem fazer atualizações nos protótipos desde que sejam aprovadas pelas equipes e a organização do Mundial de Endurance. 

Em outras palavras, os modelos LMH, ao contrário dos LMDh, podem beneficiar-se de até cinco atualizações 'Joker' relacionadas com o desempenho durante a sua vida útil (a fiabilidade e os ajustes centrados na segurança não contam para os cinco), mas o processo está longe de ser simples.

No entendimento da FIA e a ACO, as atualizações precisam garantir que os fabricantes não tragam atualizações que atrapalhem o processo de BoP que está sendo usado atualmente para garantir que todos os carros LMH e LMDh permaneçam competitivos.

O regulamento é um grande problema para a Peugeot

Peugeot critica a burocracia dos regulamentos da classe Hypercar
Peugeot critica a burocracia dos regulamentos da classe Hypercar
Foto: Divulgação / Peugeot Sport

A complexidade do regulamento, já foi alvo de críticas por parte da Peugeot, visto o tamanho da “burocracia”, para aprovar mudanças nos carros.

“Nossa posição é a mesma”, disse ele. “Ainda queremos mais transparência e não podemos fazer upgrades sem o acordo deles (FIA e ACO), ainda não está definido o que poderíamos fazer com eles, ainda estamos discutindo”, disse Jansonnie, ao site Daily Sportscar. 

“Tivemos discussões privadas com a ACO e a FIA, eles conhecem a nossa opinião sobre o assunto e nós conhecemos a deles”, disse. 

Ainda de acordo com a publicação, a Peugeot deverá manter o mesmo chassi, mas com pesadas mudanças em seu conceito aerodinâmico. Mesmo fora dos padrões, o 9X8 se mostrou competitivo em alguns momentos, mesmo assim, algo mais convencional será feito. 

Por fim, as mudanças e a inclusão da asa traseira ocorrerão durante testes em dezembro, após o término da temporada do WEC. 

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