WEC: Porsche na frente em Spa após desclassificação da Ferrari
Porsche #5 herda pole após desclassificação da Ferrari #50. Na LMGT3, Iron Dames são as mais rápidas com a Lamborghini.
Uma classificação cheia de movimentaçao marcou Spa-Francorchamps nesta sexta para a formação do grid de largada para as 6 Horas de Spa, terceira prova da temporada 2024 do FIA WEC. E a ação não terminou depois que os carros foram para os boxes...
Na classificação da LMGT3, tivemos um momento bem aparatoso: a Porsche #92 pilotada por Alex Malykhin escapou na saída da Eau Rouge e bateu muito forte na barreira de pneus, interrompendo os trabalhos. Embora chamasse a atenção, o piloto foi liberado pelos médicos e o carro está em reconstrução para participar da prova.
Após o reinício, a pole na classe ficou com as Iron Dames, na Lamborghini # 85. Sarah Bovy marcou o tempo de 2min20s755. Em segundo lugar, ficaria a McLaren 59 da United, mas não ficou com o posto (falaremos disso mais à frente): quem assume é o #46 da BMW do trio Al Harty, Maxime e Rossi. Nicolas Costa ficou com a quarta posição com a outra McLaren da United. O BMW #31 de Augusto Farfus larga da P12.
Na Hypercar, mesmo com um acréscimo de 12 kg, a Ferrari andou muito bem, sendo seguida de perto pela Porsche Penske #5 e o Cadillac #2. Antonio Fuoco levou a 499P #50 a fazer o tempo mais rápido, quem sabe até numa forma de se redimir do acidente do ano passado, quando bateu ao sair dos boxes com os pneus frios.
Porém, havia ainda a verificação técnica...E tanto a Ferrari #50 como a McLaren #59 foram verificadas abaixo do peso minimo estabelecido por regulamento. Desta forma, ambas perderam seus tempos e largarão no final da fila de suas respectivas classes. Com isso, teremos 4 Porsches 963 entre os 5 primeiros: o intruso é o Cadillac da dupla Bamber/Lynn
As 6 Horas de Spa-Francorchamps tem a largada programada para as 8:00h da manhã (horário de Brasília), mas a transmissão começa às 7:30h no BandSports e no YouTube do Esporte na Band e Grande Prêmio.