WEC: Porsche não venderá o 963 para novos clientes por enquanto
Para manter padrão, Porsche espera vender novos carros somente em 2025. Sobre o 911 GT3 R, ainda não há previsão para produção e vendas
Mesmo com a alta demanda do protótipo 963, a Porsche não buscará novos clientes para o seu Hypercar para 2024, dando prioridade aos pedidos já feitos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (02/10), por Volker Holzmeyer, CEO da Porsche North America.
Além dos carros produzidos para atender a Penske, operadora oficial da Porsche, os alemães entregaram quatro carros em 2023, sendo dois para a Proton Competition e um único carro para a Hertz Team JOTA e JDC-Miller Motorsports.
Para 2024, estas três equipes poderão ter carros adicionais no próximo ano: a JOTA se prepara para dobrar seus esforços no Campeonato Mundial de Endurance FIA e a Proton expressando o desejo de comprar até mais dois carros, para atender aos programas do FIA WEC e do IMSA. Além disso, a equipe JDC-Miller, que alinha no IMSA, está nos “detalhes finais” da compra de um segundo carro, para ser inicialmente usado como reserva, segundo Holzmeyer.
“Já anunciamos que não vamos insistir em ter mais carros no grid para a próxima temporada”, disse ele. “Tivemos discussões com Proton e JOTA sobre segundos carros, mas no final não temos pressa, queremos acertar”.
“Alinhar os carros dos clientes ao mesmo tempo que o carro de fábrica já era um stress que colocávamos em nós mesmos. Agora acho que é hora de acalmar, fazer tudo certo, alinhar e então talvez pensar em adicionar outros carros [em 2025]”.
Atualizações no Porsche 963
Além da construção de novos protótipos, a Porsche tem procurado aperfeiçoar tanto os carros de fábrica, como os carros dos clientes.
“É claro que os clientes estão interessados e para nós faz sentido que as equipes existentes acrescentem outro carro à operação atual, o que apenas reduz o nível de complexidade”, disse Holzmeyer. “As equipes têm um engenheiro e um mecânico com quem conversar. Então é mais fácil tornar as operações mais tranquilas do que trazer uma equipe diferente”, lembra.
“É por isso que estamos nos concentrando em trabalhar com as equipes existentes. Talvez eles adicionem um carro, mas nenhum pessoal adicional”.
O dirigente explicou que a Porsche está satisfeita com o desenvolvimento dos carros neste primeiro ano e a sinergia com as equipes de clientes.
“Muitas pessoas nos perguntam por que nos estressamos para fazer isso [no primeiro ano]?” ele disse. “Mas está dando certo. As equipes estão se ajudando com as peças. A Penske está integrada e ajudando com peças. Se tivermos falta, nós resolvemos. Trata-se de trabalhar juntos.
“É claro que quando se trata de desempenho puro, há uma guerra porque as equipes estão operando e cada um tem que descobrir os últimos detalhes do desempenho por si mesmos; Então os detalhes do desempenho não são compartilhados entre as equipes e a fábrica. Mas todo o resto é uma joint venture e corre tudo bem”, enfatiza.
Produção do Porsche 911 GT3 R parada
Se com o protótipo 963 tudo caminha conforme os planos, com o 911 GT3 R não é bem assim: a produção do Type 992 está parada e as vendas suspensas desde o verão europeu por problemas na cadeia de suprimentos.
“Ainda não”, disse Holzmeyer sobre um possível reinício. “Primeiro, resolveremos nossos problemas de fornecimento e daremos às equipes tudo o que elas estão esperando. Não estamos orgulhosos desta temporada. Na Porsche, temos sempre os mais elevados padrões e expectativas. Não atingimos isso completamente este ano, para ser honesto. “Assim que isso for resolvido, continuaremos a produção, mas até agora ela ainda está parada.”
Por fim, não se sabe ainda como isso afetará as temporadas 2025 da IMSA e a do Mundial de Endurance, que terá modelos GT3 pela primeira vez. Por enquanto, Holzmeyer não se compromete com datas