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WEC: Porsche trabalha em atualizações para o seu Hypercar

Após o bom desempenho em Fuji, a Porsche terá um pacote de melhorias tanto para o Mundial de Endurance quanto para a IMSA

13 set 2023 - 17h20
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Porsche 963 andando na frente das Ferrari em Fuji
Porsche 963 andando na frente das Ferrari em Fuji
Foto: Porsche Motorsports

Após a etapa de Fuji do Mundial de Endurance, a Porsche já trabalha em melhorias para o protótipo 963 para a temporada 2024 do WEC, além da IMSA WeatherTech SportsCar nos Estados Unidos. 

Atualmente estão na pista cinco Porsches 963 no WEC (dois da equipe oficial, dois da equipe cliente Proton Competition e um da equipe Team Hertz JOTA). Além disso, segundo os regulamentos de protótipos LMDh, qualquer atualização nos carros dependerá da aprovação da FIA, ACO e IMSA além das outras equipes que competem na mesma classe. 

Após o terceiro lugar em Fuji, após liderar por quatro horas, a Porsche ganhou folego novo. Para o diretor do fabricante, Urs Kuratle, os regulamentos precisam ser bem avaliados antes de fazer qualquer mudança no carro.

“Está no conjunto de regras e o processo é que temos que abordar os órgãos de governança com as nossas ideias e isso é aprovado ou não é aprovado”, explicou Kuratle, em entrevista ao site Sportscar365. “Sabemos o que podemos fazer e é essa janela que estamos tentando usar. Temos essas possibilidades e obviamente vamos usá-las”. 

Kuratle explica que várias soluções e melhorias podem ser adotadas, desde que possam ser homologadas. "O que podemos fazer? Podemos homologar coisas novas dentro das regras que temos. Fora desta janela podemos fazer software, configurar coisas”, explicou.

Porsche testa componentes na Europa e EUA

Como é comum no endurance, as equipes podem realizar testes privados desde que obedeçam ao cronograma estipulado pela direção do WEC. Assim, a Porsche testou evoluções em um 963 no circuito de Spa-Francorchamps no final do mês de agosto. 

No outro lado do Atlântico, um novo protótipo foi entregue à equipe Penske para que possa dar suporte para as operações nos Estados Unidos, onde o fabricante alemão possui quatro carros alinhados na classe GTP da IMSA. 

Porsche à frente do pelotão no IMSA. As melhorias testadas para o WEC também vao para o IMSA
Porsche à frente do pelotão no IMSA. As melhorias testadas para o WEC também vao para o IMSA
Foto: Porsche Motorsport

“Já começamos a testá-los porque você precisa saber se esse é o caminho a seguir ou não”, disse Kuratle. “Nossos pontos fracos ainda são a dirigibilidade do carro; isso é uma coisa. Em termos de desempenho, não se trata tanto de homologar tudo novamente, mas também temos problemas de confiabilidade. Essa é basicamente a principal coisa em que estamos trabalhando”, explicou. 

Aliás, de acordo com os regulamentos para a classe LMDh, as atualizações serão lançadas não apenas para os Porsches de fábrica, mas para as equipes de clientes. 

Kuratle finalizou afirmando que nenhuma mudança exterior será adotada. “Não estamos planejando uma grande atualização de carroceria ou algo assim porque o carro está homologado dentro da janela aerodinâmica e é onde está e é onde deve ficar também”, enfatiza.

“Esses também não são nossos pontos fracos. Temos coisas como direção hidráulica e problemas como esse, em termos de confiabilidade”, finalizou. 

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