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WEC: Quais as classes que disputarão as 6 Horas de São Paulo

Saiba aqui quais são os carros que disputam o FIA WEC e estarão em Interlagos este fim de semana para disputar as 6 Horas de São Paulo

10 jul 2024 - 20h50
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Os carros se preparando para as 24 Horas de Le Mans. Este fim de semana, será em Interlagos
Os carros se preparando para as 24 Horas de Le Mans. Este fim de semana, será em Interlagos
Foto: Julien Defosse - DPPI/WEC

No retorno do FIA WEC ao Brasil neste fim de semana, teremos duas classes competindo em Interlagos. Pelo regulamento, temos a Hypercar e a LMGT3. Até o ano passado, tínhamos também a LMP2 (LMP significa Le Mans Prototype). Porém, com o aumento dos Hypercars no grid, a FIA/ACO decidiu deixá-los com convites para Le Mans e nos campeonatos Europeus e Asiático.

Hypercars

BMW e Porsche em ação em Spa
BMW e Porsche em ação em Spa
Foto: Javier Jimenez / DPPI

Este conceito veio em 2021 em substituição aos antigos LMP1. O intuito aqui era segurar custos, já que a operação de uma equipe do WEC era tão custosa quanto uma de F1. Então se buscou uma solução de um novo modelo, inspirado nos LMP1, mas com restrições a desenvolvimento técnico.

Outro ponto aqui foi a convergência com o IMSA (Estados Unidos). Sempre houve esta intenção, mas uma série de desencontros técnicos e econômicos não permitiam um acordo. Porém, com as dificuldades de grid batendo à porta dos dois campeonatos e a reclamação de equipes e montadoras, as partes chegaram a um meio-termo.

Desta forma, temos dois tipos de Hypercars: os LMH (Le Mans Hybrid) e os LMDh (Le Mans Daytona Hybrid). O primeiro tipo é com base no regulamento FIA/ACO e o segundo segue a linha do IMSA.

A base é a mesma. Porém a grande diferença está em relação ao sistema híbrido: enquanto os LMH têm um sistema híbrido montado à frente do carro. Já os LMDh usam um sistema híbrido único, desenvolvido pela Bosch e Mahle, que fica montado no trem traseiro do carro.

Diferenças LMH x LMDh
Diferenças LMH x LMDh
Foto: FIA WEC

Além disso, os LMH têm um pouco mais de liberdade técnica e devem construir seus carros. Já os LMDH têm 4 fornecedores estabelecidos: Dallara, ORECA, Multimatic e Ligier. Em suma, os carros são os mesmos, mas o regulamento libera determinadas áreas para diferenciar os carros. Por exemplo: a Dallara desenvolve e constrói os Hypercars da BMW e da Cadillac.

Quadro Hypercars
Quadro Hypercars
Foto:

Com todas as diferenças, FIA/ACO estabelecem maneiras de igualar a performance dos carros. Aqui entra em cena o Balanço de Performance, mais conhecido como BoP (do inglês Balance Of Performance). Todos os carros são homologados pela FIA e a cada corrida é estabelecida a equalização entre eles, considerando peso, potência e combustível.

Quadro do Balanço de Performance dos Hypercars para Interlagos
Quadro do Balanço de Performance dos Hypercars para Interlagos
Foto: FIA WEC

Todos os Hypercars usam pneus Michelin e cada carro tem direito a 3 jogos para os Treinos Livres, 1 jogo para a Hyperpole e 18 pneus para a qualificação e corrida (no caso de São Paulo e outras de 6 Horas. Para as de 8 Horas, são 26 pneus e Le Mans são 32 pneus). E tem direito a usar 2 tipos durante a prova, podendo misturar entre eles. Por exemplo: pode se usar 2 pneus mais duros de um lado e 2 pneus médios do outro.

LMGT3

Fila dos LMGT3 em Le Mans
Fila dos LMGT3 em Le Mans
Foto: Julien Delfosse / DPPI-WEC

Esta categoria começou a ser disputada este ano com base no regulamento GT3 existente. Mas este específico o carro conta com assistências como ABS e Controle de Tração. Aqui, há a abertura para os pilotos “amadores” para andar junto com os profissionais.

Temos aqui a maior disposição de montadoras. São 9: Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, Lamborghini, McLaren e Porsche. Todos operados por equipes privadas. A preferência foi dada às marcas que já tinham carros na categoria Hypercar. E aqui competem os dois brasileiros do campeonato: Nicolas Costa (McLaren) e Augusto Farfus (BMW)

Da mesma forma que os Hypercars, os carros têm a sua performance nivelada pelo Balanço de Performance e ainda há o lastro de sucesso: de acordo com o resultado das duas últimas provas e do campeonato, os três primeiros ganham lastro: o primeiro leva 15kg, o segundo 10kg e o terceiro 5kg. O limite que cada carro pode levar é de 30kg.

Todos os LMGT3 usam os mesmos pneus Goodyear.

Parabólica
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