Script = https://s1.trrsf.com/update-1741376709/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

WEC: Valkirie vem aí? A Aston Martin despista

A marca inglesa, após algum tempo sem revelar planos, pode voltar a investir com força na categoria, trazendo o Valkyrie para o FIA WEC

12 set 2023 - 17h59
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Valkyrie e suas versões de pista e "rua". Finalmente no FIA WEC?
Valkyrie e suas versões de pista e "rua". Finalmente no FIA WEC?
Foto: Aston Martin

Não é de hoje que se fala que a Aston Martin estaria olhando comprido para o FIA WEC. Movimentos anteriores soavam como uma redução de atividades, mas as notícias voltaram a refluir com força nos ultimos tempos...

Quando o Consórcio comandado por Lawrence Stroll assumiu a marca britânica houve a decisão de reduzir o apoio oficial a competições. Para forcar esforços na recuperação financeira e da renovação da gama de produtos, foi decidido que os clientes seriam atendidos, mas não haveria qualquer envolvimento oficial.

Originalmente, a Aston Martin tinha planos de ir além do uso dos Vantage, que competiam nos campeontos de GT e no FIA WEC. Os britânicos decidiram se jogar no projeto de um Hypercar visando o FIA WEC, Como havia a ligação com a Red Bull, foi encomendado aos taurinos o desenvolvimento de um carro totalmente novo para a categoria principal.

Sob a batuta de Adrian Newey, surgiu o Valkyrie. Uma besta fera feita sob medida das regras do regulamento LMP1, que usava e abusava do efeito solo e contava com um singelo Cosworth V12 de 1000 HP. O carro foi pensado para competição, mesmo tendo versões de rua e foi um dos motivos que ajudaram a levar a Aston Martin a uma de suas diversas quebras financeiras.

Criador e criatura: Adrian Newey e Aston Martin Valkyrie em Goodwood
Criador e criatura: Adrian Newey e Aston Martin Valkyrie em Goodwood
Foto: Red Bull Content Pool

Por conta das condições adversas, o projeto do FIA WEC foi adiado, mas o carro entrou em produção, com atraso. E a Aston seguiu com o Vantage na LM GTE. Como o regulamento foi mantido, os britânicos seguiram atendendo aos diversos clientes e a homologação dos atuais disputantes vai até 2028.

Com a confirmação de grandes marcas chegando ao FIA WEC, a Aston Martin voltou a ser citada. De leve, inicialmente. Um dos pontos que chamou a atenção em 2022 foi a criação de uma subsidiária de "Projetos Especiais", comandada pelo ex-Diretor Técnico da F1, Andrew Green. Posteriormente, o lançamento do novo DB12, um Super Turismo que pode ocupar o lugar do Vantage.

Em paralelo, as conversas de que haveria um grupo interessado em adaptar o Valkyrie para a Hypercar voltou a aparecer. Desta vez, segundo a Autosport, investidores capitaneados pela Heart of Racing, que usam os Vantage no FIA WEC e no IMSA, ajudariam a desenvolver esta nova versão, com o apoio da Multimatic (que estão desenvolvendo os Ford Mustang GT3 e GT4). A questão é que teria que se investir para adaptar um novo motor no lugar do V12 aspirado, além da adaptação de um novo sistema hibrido.

Esta situação interessaria para manter os Aston Martin na nova LMGT3 que virá em 2024 no FIA WEC. A prioridade da FIA/ACO é manter os atuais fabricantes e abrir para novos. A Aston hoje disputa o campeonato com a TF Sport, a Heart of Racing e a D'Station. Porém, a TF já anunciou que se bandeará para a Corvette e os japoneses aguardam uma resposta britânica para confirmar que seguirão com os Vantage, o mesmo para a Heart of Racing.

Aston Martin da TF Sport nas 6 Horas de Monza de 2023
Aston Martin da TF Sport nas 6 Horas de Monza de 2023
Foto: FIA WEC

Em todo caso, alguma novidade seria para competir em 2025. A última versão que surgiu foi que o Valkyrie seria adaptado para participar do FIA WEC e o IMSA, aproveitando a convergência de regulamentos. Mas o foco britânico seria o enquadramento como LMH, que demandaria adaptações menores e daria uma liberdade maior para o sistema híbrido.

Diplomaticamente, a Aston Martin declarou que olha com atenção do esporte a motor e que ajudou a incentivar a atual Hypercar. A ver os proximos capítulos.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade