WEC: WRT intensifica testes com o Hypercar da BMW para 2024
A equipe alinhará dois protótipos na classe Hypercar no próximo ano. Protótipo já rodou por diversos circuitos
A equipe WRT que estará dando suporte técnico à BMW em seu programa Hypercar no Mundial de Endurance intensificou os testes com o M Hybrid V8 em paralelo com seus programas no GT World Challenge Europe e na classe LMP2 do WEC. Até agora, a WRT testou nos circuitos de Aragón, Barcelona, Monza, Spa e Portimão, e ainda tem planos de ir a Jerez, Paul Ricard e Ímola antes do final do ano.
De acordo com o diretor da equipe, Vincent Vosse, uma incursão para testar no calor do Catar e Bahrein está no radar.
“Estamos analisando isso”, disse Vosse, em entrevista ao site Daily SportsCar. “Depende de como serão nossos outros testes”. Um fator preponderante em relação às equipes Alpine e Lamborghini, a BMW possui dados oriundos do programa na IMSA, feito em parceria com o Team RLL.
“Isso é algo que discuti com Roger Penske”, disse ele. “Ele me explicou como foi difícil no início do programa Porsche, com todos os contratempos. Devo dizer que, da nossa parte, é claro que é difícil esperar, mas acho que foi uma boa decisão. Executamos nosso programa de testes sem maiores problemas”, explicou.
“Temos suporte técnico da BMW Motorsport. Mas o teste em Spa recentemente foi conduzido integralmente pela WRT e nos concentramos na eficiência do carro”.
“Em breve haverá uma homologação do WEC para o carro, por isso o recente teste em Spa foi muito importante. Também fizemos um teste em Paul Ricard antes do carro visitar os túneis de vento para homologação”, enfatiza.
“Estamos rodando com um carro que foi desenvolvido, sem muitos problemas e que conseguiu rodar aproximadamente 800 quilômetros por dia, todos os dias, durante os testes.”
WRT com apenas um carro, por enquanto
Ao contrário de outros fabricantes que estão avançados na preparação, a WRT possui por enquanto apenas um M8 Hybrid V8. Assim, dois protótipos estão em construção.
Aliás, segundo o dirigente ouvido pelo Daily Sport, cerca de 80 a 90 por cento da formação de pilotos será de integrantes da equipe WRT.
“Nosso relacionamento com a BMW tem sido tranquilo”, disse ele. “Tivemos uma pequena parte do nosso time que esteve em Munique e na RLL e foi para Daytona em janeiro para ajudar, apoiar e aprender. Tivemos uma grande parte do grupo que esteve lá em Munique para construir o primeiro chassi. Foi totalmente construído por nós. O segundo, terceiro e quarto carros serão montados na oficina da WRT”, salienta.
“Estamos trabalhando em grupo e parece que estamos juntos há anos. Tenho certeza de que haverá estresse, mas esta é a melhor maneira de aprender o mais rápido possível. Temos que pular e nadar”, finaliza.