Wehrlein mantém domínio da Porsche na Fórmula E e vence eP de Diriyah 2
Em três corridas na temporada, Pascal Wehrlein e Jake Dennis garantiram as duas primeiras colocações pela terceira vez. Assim como na véspera, o alemão da Porsche segurou a liderança para triunfar no fim — e de quebra, assumir a liderança do campeonato
A primeira rodada dupla da Fórmula E chegou ao fim neste sábado (28), com a realização do eP de Diriyah 2, equivalente à terceira etapa da temporada 2022/2023. Pascal Wehrlein garantiu a segunda vitória do fim de semana para a Porsche, enquanto Jake Dennis terminou na segunda colocação e repetiu os dois primeiros colocados do dia anterior. Por fim, René Rast completou o pódio com a McLaren.
A segunda disputa do fim de semana nas ruas da Arábia Saudita apresentou a confirmação de um cenário visto no dia anterior — e na abertura do campeonato, na Cidade do México. Os trens de força da Porsche ditam o ritmo na categoria, e pela terceira vez em três corridas, os dois primeiros colocados foram Wehrlein e Dennis. Até agora, apenas o terceiro colocado variou: Lucas Di Grassi, Sam Bird e René Rast.
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Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara, os dois brasileiros do grid, tiveram mais um dia nada agradável em Diriyah. Os dois permaneceram no fundo do pelotão durante boa parte da corrida e não conseguiram ganhar posições, terminando em 15º e 17º, respectivamente. No fim, os dois deixam a Arábia Saudita zerados.
A próxima etapa da Fórmula E representará a primeira estreia da temporada na categoria. O eP de Hyderabad, na Índia, tem corrida marcada para o dia 11 de fevereiro, às 6h30 (horário de Brasília). Você acompanha a cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.
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Confira como foi o eP de Diriyah 2:
A corrida começou com Mitch Evans partindo para cima de Jake Hughes logo na primeira curva e tomando a primeira posição, em uma largada sem maiores incidentes. Ao contrário do dia anterior, a primeira volta transcorreu normalmente, sem a necessidade de entrada do safety-car.
Na segunda volta, o top-10 tinha: Evans, Hughes, René Rast, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Sébastien Buemi, Jake Dennis, Sam Bird, Stoffel Vandoorne e Maximilian Günther, nessa ordem.
Kelvin van der Linde estreou o modo ataque logo na quarta volta, optando por 2min de energia. Neste momento, a volta mais rápida da prova pertencia a António Félix da Costa, o 16º, com 1min11s540.
Enquanto Evans tentava abrir distância para o segundo colocado Hughes, Wehrlein colou de vez em Rast e passou a pressionar o alemão pelo terceiro lugar. No fundo do pelotão, André Lotterer fez um belo movimento de ultrapassagem e deixou Oliver Rowland para trás pela 18ª posição — de quebra, tomou a volta mais rápida, com 1min10s971.
Os dois pilotos ativaram o modo de ataque na oitava volta, ambos com 1min de potência extra. No entanto, não foi o suficiente para ganhar posições — Rowland, inclusive, perdeu o 19º posto para o companheiro Lucas Di Grassi. Os dois pilotos da NIO, Dan Ticktum e Sérgio Sette Câmara, também ativaram o artifício na volta seguinte e seguiram em busca do top-10 — ocupavam 11ª e 13ª posições, respectivamente.
Foi a senha para que praticamente todo o grid ativasse o modo ataque. O principal dele foi Evans, que perdeu duas posições e abdicou da liderança para ativar 3min de potência extra — Vandoorne, Sacha Fenestraz e Da Costa também optaram pela ativação em seguida.
Na décima volta, Hughes também ativou o modo ataque e retornou em terceiro, logo atrás de Evans. Naquele momento, Rast liderava a corrida e era o único dos ponteiros a não passar pelo traçado externo. Na volta 11, o alemão da McLaren enfim foi em direção à ativação e retornou à frente de Mitch, segurando a liderança do eP de Diriyah 2.
Quando o modo ataque de Evans chegou ao fim, o líder Rast ainda tinha 1min20s de ativação. Com isso, o piloto da McLaren rapidamente começou a abrir vantagem em relação ao rival da Jaguar e marcou 1min10s291 para tomar a volta mais rápida, ao mesmo tempo em que abria 1s8 para Evans.
No entanto, na briga pelo terceiro lugar, o movimento seguia. Hughes não conseguiu segurar a potência da Porsche de Wehrlein, que passou com facilidade e começou a perseguir Evans. No duelo entre o trem de força alemão e o britânico, novamente Pascal levou vantagem e tomou a segunda colocação do neozelandês.
Vale destacar que, na volta 14, Wehrlein tinha 3% a mais de energia do que Rast e Evans — com uma pilotagem mais eficiente, o alemão rapidamente começou a descontar a vantagem para o líder. Pascal ativou 3min do modo ataque na volta 16 e conseguiu defender a segunda colocação de Mitch, imediatamente iniciando uma perseguição ao rival da McLaren.
No momento em que Wehrlein encostou de forma definitiva em Rast, o alemão ativou o modo ataque e permitiu a ultrapassagem do compatriota. No entanto, a vantagem de potência passou a ficar com a equipe britânica, já que René optou por 2min de ativação.
Apesar da aproximação em relação ao líder, Rast viu Wehrlein ativar novamente o modo de ataque e segurar a primeira colocação sem maiores problemas. Com a potência extra, o líder começou a abrir vantagem em relação à McLaren, ao mesmo tempo em que possuía 2% a mais de energia.
Por falar em energia, Sam Bird contava com a maior quantidade de bateria entre todos os pilotos do grid na volta 22, o que permitia ao britânico acelerar mais do que seus concorrentes. Como resultado, o inglês da Jaguar passou a ganhar posições e logo deixou Mortara para trás, assumindo a sexta posição.
Enquanto isso, a briga era ferrenha na entrada do top-10. Vandoorne fazia de tudo para se segurar na décima colocação, mas era pressionado fortemente por Fenestraz — que, por sua vez, sofria com a aproximação de Dan Ticktum.
Comprovando a potência do motor Porsche, Jake repetiu a escalada do pelotão na véspera e seguiu ganhando posições, assumindo a terceira colocação na volta 23 e o segundo lugar na volta 24. Assim, Dennis e Wehrlein — que terminaram nas duas primeiras colocações nas duas corridas da temporada — assumiam o controle da corrida novamente.
A energia passou a fazer cada vez mais diferença na reta final da prova, e Bird começou a despejar potência em busca do pódio. O britânico rapidamente deixou para trás as duas McLaren e seu companheiro de equipe, Evans, para tomar a terceira colocação. No entanto, na volta seguinte, o safety-car foi acionado após batida de Nico Müller no muro — o piloto da Abt Cupra precisou abandonar.
O safety-car deixou o pelotão na última curva, e Wehrlein abriu a volta 31 sem sofrer ameaças ao primeiro lugar. Dennis, Bird, Rast, Evans, Hughes, Mortara, Buemi, Günther e Vandoorne completavam o top-10.
Buemi tomou a sétima posição de Mortara logo em seguida, quando o suíço ativou o modo ataque, ao mesmo tempo em que Rowland recolhia o carro para os boxes da Mahindra e abandonava a disputa. Dennis ativou o modo ataque na volta 33 e partiu para cima do líder Wehrlein, que via sua distância de 1s5 ser dizimada a cada volta.
Bird, aproveitando a potência extra e a maior quantidade de energia disponível, forçou para cima de Rast pela terceira posição — no entanto, forçou demais e passou reto na curva 18, o que custou uma preciosa vantagem em relação a Hughes. Na briga pela ponta, Dennis conseguiu reduzir a vantagem de Wehrlein para 1s, mas o modo ataque acabou antes que o britânico pudesse atacar.
Neste momento, os dois líderes cultivavam uma distância considerável para o terceiro colocado Rast, que tinha quase 3s de desvantagem para o segundo lugar. Bird marcou a volta mais rápida da corrida, com 1min09s010, e seguiu em perseguição ao alemão da McLaren — que defendia de todas as formas possíveis.
O fim da corrida se tornou caótico após a passagem de Wehrlein pela linha de chegada, e uma cena bizarra se formou: a energia de Hughes acabou após a última curva, o que fez o britânico ser "empurrado" por Evans ao cruzar a linha. Com isso, Buemi aproveitou a lentidão da Jaguar e tomou a sexta posição literalmente na chegada.
Vandoorne ainda foi punido por "uso impróprio do modo ataque" e levou um drive-through da direção de prova, que converteu a punição em 24s de acréscimo ao tempo final de corrida do campeão. Com isso, o piloto da DS Penske caiu para o 20º lugar e Ticktum herdou a vaga no top-10.
Werhlein segurou a primeira posição com propriedade e venceu a segunda no fim de semana, com Dennis e Rast completando o pódio. Bird, Hughes, Buemi, Evans, Fenestraz, Mortara e Ticktum fecharam o top-10.
Fórmula E 2022/2023, 3ª Etapa, eP de Diriyah 2:
1 | P WEHRLEIN | Porsche | 40 voltas |
2 | J DENNIS | Andretti | +1.252 |
3 | R RAST | McLaren | +4.554 |
4 | S BIRD | Jaguar | +4.851 |
5 | J HUGHES | McLaren | +10.869 |
6 | S BUEMI | Envision | +10.947 |
7 | M EVANS | Jaguar | +11.088 |
8 | S FENESTRAZ | Nissan | +12.409 |
9 | E MORTARA | Maserati | +12.753 |
10 | D TICKTUM | NIO | +13.275 |
11 | A.F DA COSTA | Porsche | +15.229 |
12 | A LOTTERER | Andretti | +15.623 |
13 | N CASSIDY | Envision | +17.038 |
14 | N NATO | Nissan | +19.569 |
15 | L DI GRASSI | Mahindra | +20.796 |
16 | J.E VERGNE | DS Penske | +21.221 |
17 | S. SETTE CÂMARA | NIO | +22.243 |
18 | K VAN DER LINDE | Abt Cupra | +25.291 |
19 | M GÜNTHER | Maserati | +27.137 |
20 | S VANDOORNE | DS Penske | +37.572 |
21 | O ROWLAND | Mahindra | NC |
22 | N MÜLLER | Abt Cupra | NC |