PUBLICIDADE

Brasil despacha Uruguai na despedida da fase de grupos da Copa América de Basquete

Seleção brasileira mostra dificuldades, melhora no terceiro quarto, mas deixa desconfiança para as quartas de final no Recife

5 set 2022 - 22h44
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil sofreu, mas deslanchou no segundo tempo e conquistou importante vitória nesta segunda-feira no encerramento da fase de grupos da Copa América de Basquete Masculino. O time do técnico Gustavo de Conti superou o eliminado Uruguai por 76 a 66 e garantiu um dos dois primeiros lugares na classificação geral para as quartas de final. Parodi foi o cestinha do jogo (17 pontos), enquanto Felicio foi quem mais marcou pontos pela equipe brasileira (14).

A chuva no Recife trouxe consequências para a Copa América de Basquete. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães apresentou algumas goteiras, que já dificultaram o desenrolar do jogo entre EUA e Venezuela, adiado para amanhã. Os voluntários foram requisitados para secar a quadra e seu entorno algumas vezes.

Brasil supera o Uruguai no último compromisso da fase de grupos Foto: Maurício Almeida/CBB

Assim como no jogo com a Colômbia, o Brasil começou o duelo com o Uruguai desatento, errando passes e cedendo muitas facilidades. Sob o comando de Parodi e Rodríguez, o primeiro quarto terminou com vitória dos visitantes, dirigidos por Rubén Magnano, por 26 a 16. O segundo período não foi muito diferente, com a seleção brasileira mostrando muitas fraquezas, apesar da vitória por 19 a 17.

No segundo tempo, o panorama se inverteu. O Brasil mostrou mais coragem para atacar os uruguaios, contando principalmente com chutes de três que passaram a entrar. Ainda no terceiro quarto, a seleção tomou a dianteira no marcador, com participação fundamental de Felício, e venceu por 22 a 13.

No último período, o eliminado Uruguai esboçou uma reação, que se provou insuficiente diante dos novos recursos apresentados pela seleção. O Brasil não conseguiu repetir o terceiro quarto, mas fez o necessário para confirmar a vitória e continuar sonhando pelo primeiro lugar geral. Triunfo na quarta parcial, por 19 a 10, e no jogo por 76 a 66.

Os duelos de quartas de final serão definidos pela ordem de classificação das oito equipes. O Brasil ficará em primeiro ou segundo. A Argentina precisa vencer por mais de 13 pontos de diferença para superar a seleção brasileira e ocupar o posto número um.

QUARTAS DE FINAL

  • 1º x 8º
  • 4º x 5º
  • 2º x 7º
  • 3º x 6º

No Grupo A, o Canadá também avança para a próxima fase. A Colômbia aguarda a definição dos Grupos B e C para saber se consegue a classificação como terceira colocada.

JOGOS DE TERÇA-FEIRA (06/09)

  • 15h10 - EUA x Venezuela (Grupo C)
  • 17h40 - Ilhas Virgens x Porto Rico (Grupo B)
  • 20h10 - República Dominicana x Argentina (Grupo B)
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade