Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jerry West, lenda da NBA, morre aos 86 anos

Ex-jogador inspirou o logotipo da liga de basquete norte-americana

12 jun 2024 - 11h24
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-jogador de basquete Jerry West morreu nesta quarta-feira aos 86 anos. O ala-armador fez história nos Lakers e inspirou a silhueta do logotipo da liga norte-americana NBA, além de integrar o Hall da Fama da modalidade. A informação foi confirmada pelo Los Angeles Clippers por meio das redes sociais.

"Jerry West, a personificação da excelência do basquete e amigo de todos que o conheceram, faleceu pacificamente esta manhã. Sua esposa, Karen, estava ao seu lado", disse a equipe em comunicado. A causa da morte não foi divulgada.

West nasceu em West Virginia, nos Estados Unidos, em 1938, e foi selecionado no Draft da NBA de 1960 pelos Lakers. O ala-armador ficou na franquia por 14 anos. Foram 932 jogos, média de 27 pontos, 6.7 assistências e 5.8 rebotes, e o título da liga na temporada 1971/72 com o time. Já com a seleção olímpica de basquete dos EUA, foi medalha de ouro nos Jogos de Roma em 1960.

No período, o atleta também foi 14 vezes All-Star da NBA e eleito o MVP (melhor jogador) das finais de 1969 mesmo sem conquistar o troféu com os Lakers. Além disso, West é o terceiro jogador da história da NBA a alcançar a marca de 25 mil pontos, atrás apenas de Wilt Chamberlain e Oscar Robertson.

A camisa número 44, que era usada pelo armador nos Lakers, foi aposentada pela franquia para sempre. "Jerry West foi um gênio do basquete e uma figura determinante em nossa liga por mais de 60 anos", disse o comissário da NBA, Adam Silver. "Enviamos as mais profundas condolências à esposa, Karen, à família e aos seus muitos amigos da NBA", complementou.

Jerry West se aposentou em 1974 e treinou os Lakers entre 1976 e 1979. Nas temporadas seguintes, atuou como executivo. Esteve à frente da formação do grupo composto por Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy, e também ajudou a levar Kobe Bryant e Shaquille O'Neal para a franquia de Los Angeles. Em 1995 e em 2004, foi eleito o diretor do ano na NBA.

Após sair dos Lakers, atuou na gestão do Memphis Grizzlies e do Golden State Warriors. O último trabalho de West foi como consultor do Los Angeles Clippers.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade