"Jogador sujo", Bowen anuncia aposentadoria
O ala-armador Bruce Bowen anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria do basquete. O atleta que conquistou três títulos da NBA com o San Antonio Spurs (2003, 2005 e 2007) é considerado um dos mais importantes jogadores defensivos da última década, mas também colecionou algumas inimizades ao longo da carreira.
» Brasil quer sediar Pré-Olímpico
» Porto Rico bate dominicanos pela Copa América
"Tenho certeza de que muita gente está feliz", afirmou. Bowen era considerado um "jogador sujo" por seus adversários, que não aprovavam seu comportamento em quadra, algumas vezes antidesportivo. O pivô do Phoenix Suns, Amare Stoudemire, afirma que já foi chutado propositalmente pelo defensor dos Spurs.
Em outro episódio, Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, após um jogo dos últimos playoffs disse, sem citar nomes, mas claramente referindo-se a Bowen, que San Antonio "tinha um jogador sujo."
Apesar das reclamações de seus adversários, Bowen foi punido apenas uma vez por agressão, em 2006 quando partiu para cima de Ray Allen, que defendia o Seattle SuperSonics. "Aquele lance eu me lembro e me arrependo, porque era minha intenção fazer aquilo". Na ocasião, ele foi condenado a pagar uma multa de US$ 10 mil.
Bowen, que foi eleito para o time defensivo da NBA em oito temporadas, foi envolvido recentemente em uma troca com o Milwaukee Bucks, que liberou aos Spurs o ala Richard Jefferson. Apesar do interesse de Boston Celtics, Cleveland Cavaliers e Orlando Magic, o ala-armador optou pela aposentadoria.