Ala do Paulistano, Anderson Barbosa tem trabalho físico e mental para 'dar a volta por cima'
Considerado um dos jovens mais promissores do NBB, jogador foca no trabalho técnico e mental para garantir seu espaço na elite do basquetebol brasileiro além da defesa como principal característica
Formado nas categorias de base do Paulistano, o ala Anderson Barbosa conquistou os principais títulos da base em 2017, quando chegou ao clube: conquistou seu primeiro título, a LDB e no mesmo ano conquistou ainda o Paulista pelo sub-17 e pelo sub-19.
No ano seguinte conquistou mais um Paulista e ainda foi tricampeão do Interligas em 2018, 2019 e 2022, encerrando sua passagem pela base. Foi peça fundamental na conquista do Campeonato Paulista em 2023, seu primeiro título profissional, com a última bola do jogo.
- Conquistar dois campeonatos no mesmo dia, o Paulista sub-17 e 19, foi um dos meus momentos mais marcantes na base, mas o Paulista pela equipe principal me deixou, naquele momento, com a sensação de devolver ao Paulistano um pouco do que fez por mim quando estava na base - explicou o ala.
Anderson é um jogador que se destaca pela sua força física e disposição defensiva, uma das peças mais importantes na campanha do Paulistano na temporada 2022/2023 do NBB e fez grandes participações também na temporada atual em que o Paulistano terminou a fase regular em 7º lugar e chegou até as quartas de final quando caiu diante da equipe de Franca fechando a terceira partida do playoff, da série melhor de cinco, em 3 a 0.
- Hoje sou um atleta que vive a realidade de um profissional, não mais um prospecto, mesmo com altos e baixos dar o meu máximo nas oportunidades que tivesse era um dos objetivos nesta temporada do NBB, acredito que consegui, só faltou mesmo o título que tanto trabalhamos para conquistar - afirmou.
Anderson esteve na convocação para a Seleção em 2021, que foi cancelada devido à pandemia da Covid-19, mas segue sonhando com próximas convocações, inclusive, esteve presente na conquista do Global Jam 2022, defendendo a Seleção Brasileira.
- Sonho todos os dias com a Seleção, será uma honra defender o meu país, sei que tenho que trabalhar muito para que isto aconteça, por isto treino e me dedico diariamente - concluiu.