De volta à NBA, Isaiah Thomas assina com o Pelicans
Após mais de um ano, veterano armador consegue nova oportunidade na NBA com equipe de Nova Orleans
O ídolo Isaiah Thomas está de volta à NBA com a camisa do New Orleans Pelicans. De acordo com Andrew Lopez, da ESPN, a franquia da Louisiana chegou a um acerto com o armador de 32 anos e as partes vão assinar um contrato de dez dias nos próximos dias. Ele está quase aprovado no protocolo de saúde e segurança relacionado à COVID-19 e espera-se que esteja em quadra já no domingo, contra o Houston Rockets.
O veterano não disputa um jogo oficial da liga desde fevereiro do ano passado, quando atuava como reserva do Washington Wizards em temporada discreta. Essa foi a mais recente parada na jornada do duas vezes all-star na NBA, que teve o auge da carreira comprometido por uma série de lesões - em especial, uma cirurgia no quadril que expôs um problema crônico do qual nunca se recuperou totalmente.
Na tentativa de provar que está bem fisicamente, Thomas disputou os últimos jogos da seleção norte-americana nas eliminatórias para a Copa América. Ele liderou a equipe a vitórias sobre as Bahamas e Mexico. "Fisicamente, eu nunca pensei que voltaria a me sentir assim. Por isso que, quando estou treinando e jogando, vocês sempre me verão com um sorriso no rosto", disse o armador, em postagem recente no twitter.
O novo reforço do Pelicans relembra que, em alguns momentos, deixou a sua saúde de lado e prejudicou a sua carreira para tentar permanecer na NBA. "Eu simplesmente não sentia ter tempo para descansar, pois, quando você tem 1.80m de altura nessa liga, é preciso ser incrível todas as noites. Até perdi um pouco do amor por jogar porque vivia com muita dor", contou o astro, em entrevista à revista Sports Illustrated.
O Pelicans contrata Thomas em um instante dramático, tentando administrar múltiplas ausências no elenco: os titulares Zion Williamson, Brandon Ingram e Lonzo Ball não estão à disposição de Stan Van Gundy. Para piorar, na derrota para o Orlando Magic, Josh Hart saiu de quadra com o que acabou sendo diagnosticado como uma ruptura ligamentar em um dedo da mão esquerda que pode tirá-lo do resto da temporada.
Selecionado na última posição do draft de 2011, Thomas é dono de uma trajetória de superação que levou a uma improvável carreira de extremo sucesso na NBA antes da derrocada que viveu nos últimos anos. O Pelicans será o oitavo time que defende em nove temporadas na liga. Em 525 jogos disputados nesse intervalo, ele acumula médias de 18.1 pontos e 5.0 assistências em quase 29 minutos de ação por partida.