Klay Thompson: "Voltarei a ser um dos melhores jogadores da NBA"
Astro do Warriors admite retorno lento, mas se diz "competitivo demais" para retornar como apenas mais um atleta de rotação na NBA
Os problemas físicos podem ter "roubado" duas temporadas consecutivas da carreira de Klay Thompson, mas não o privarão do status de um dos melhores jogadores da NBA. Isso é o que afirma, ao menos, o próprio astro do Golden State Warriors. Quatro meses após a cirurgia para reconstruir o tendão de Aquiles, ele voltou a conceder entrevista coletiva em que revelou já não precisar mais utilizar botas protetoras e traçar objetivos ambiciosos para o seu retorno às quadras, no segundo semestre desse ano.
"Eu não espero retornar atuando uns 38 minutos por jogo e marcando o melhor jogador adversário. Não é assim que funciona. Esse é um processo e estou vivendo cada dia de uma vez, mas pretendo ser um all-star novamente. Não me contentarei com menos do que voltar a ser um dos melhores jogadores da NBA. Sou competitivo demais para ser apenas mais um. A verdade é que mal posso esperar para jogar basquete novamente", contou o ala-armador, em seu primeiro atendimento à imprensa desde novembro.
Thompson não disputa um jogo oficial desde junho de 2019, quando teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior esquerdo na última partida das finais em que o time de San Francisco foi derrotado pelo Toronto Raptors. Ele passou o ano passado inteiro recuperando-se da grave lesão e, enquanto fazia um treino leve na preparação para a atual campanha, sentiu o tendão. A chegada de 2021, então, traz a esperança de um novo ciclo para o astro após os momentos mais difíceis de sua carreira.
"Esse ano de 2020 foi, provavelmente, o pior de minha vida. E, por isso, sinto-me muito bem voltando às instalações do time: noto o amor das pessoas aqui dentro e as minhas raízes estão aqui. A pandemia não tem sido fácil para ninguém. Perdi a minha avó, sofri a ruptura do tendão de Aquiles e ainda penso em Kobe [Bryant] todos os dias. Foi um ano muito difícil para todos, com certeza, então estou ansioso pelo futuro", afirmou o atleta, eleito para cinco Jogos das Estrelas na carreira.
Embora ainda não tenha sido liberado para trabalhos físicos relativamente simples, como correr pela quadra, Thompson está otimista com o andamento da recuperação e revelou que a hidroginástica leve que já vem realizando é algo importante para a sua cabeça na batalha do dia-a-dia. O ala-armador de 31 anos ressalta esse ponto porque, em meio a um longo período de recuperação e vivendo alguns dias mais difíceis do que outros, a estabilidade psicológica revela-se tão fundamental quanto a reabilitação física.
"Enfrentar as lesões é muito mais difícil do que qualquer jogo que já disputei. A questão mental não é simples. Você fica pensando se voltará a ser o mesmo jogador que já foi, mas não é um dilema exclusivo meu: tantos atletas já passaram por essa contusão. É um novo desafio para alguém que realizava 100 jogos por temporada. Sinto que ainda posso chegar próximo dos 40 anos jogando, então não sentirei pena de mim mesmo", cravou um dos reconhecidos melhores arremessadores da NBA.
Antes do início da temporada, o Warriors projetava o retorno de Thompson para colocar-se uma vez mais entre os candidatos ao título do Oeste - algo que acabou frustrado pela fatídica nova contusão. Hoje, a franquia ocupa a nona posição da conferência: foram 20 vitórias e 20 derrotas até o momento, o que garantiria um lugar no play-in. A realidade está muito longe das esperanças de glórias de outubro do ano passado, mas, com o seu retorno, o veterano aposta que o troféu Larry O'Brien voltará a ficar ao alcance.
"Eu acredito que vamos voltar a ser candidatos ao título, com certeza. É evidente que a pandemia e os novos reforços do time tornam esse ano especialmente duro, mas adoro o elenco que temos. Esses atletas são famintos por vencer e chegam todos os dias com enorme disposição para trabalhar. Ainda temos muito basquete de alto nível para jogar e, então, o nosso atual recorde não reflete a qualidade que sei que temos", avaliou o experiente ala-armador, projetando um Warriors ainda mais forte em 2022.
E, no fim das contas, quando o ídolo de Golden State estará novamente em quadra? Ele não estipula prazos, mas garante que vai ser ainda nesse ano. "Com certeza, eu estarei em quadra até o fim do ano. Pode ser que ainda precise de semanas da temporada, até talvez um mês para concluir a reabilitação. Mas, definitivamente, vou retornar no início da próxima campanha", finalizou Klay Thompson, determinado a retomar seu status de um dos melhores jogadores da NBA.