Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lenda do basquete, Michael Jordan completa 50 anos neste domingo

17 fev 2013 - 12h52
(atualizado às 13h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Maior jogador de basquete de todos os tempos e um dos maiores atletas da história, Michael Jordan completa 50 anos neste domingo, dez anos após a sua segunda aposentadoria. Hexacampeão da NBA, o astro acumula recordes e é exemplo de sucesso dentro e fora de quadra até os dias de hoje.

Apaixonado por esportes, Jordan começou a jogar basquete ainda na escola regular, na Carolina do Norte. Simultaneamente, também treinava beisebol e futebol americano, além de ter o surfe como hobbie.

Curiosamente, foi dispensado do time de basquete de sua escola, a Emsley A. Laney High School, considerado muito baixo para o basquete. Dez centímetros mais alto, conseguiu a vaga no ano seguinte e brilhou nos campeonatos juniores, garantindo uma bolsa na Universidade da Carolina do Norte, em 1981.

<p>Michael Jordan conquistou seis t&iacute;tulos da NBA atuando pelo Chicago Bulls</p>
Michael Jordan conquistou seis títulos da NBA atuando pelo Chicago Bulls
Foto: Getty Images

Foi destaque de seu time durante três anos, quebrando um jejum de 25 anos sem título com uma cesta a 17 segundos do fim, em 1982. O sucesso o levou ao Pan-Americano de Caracas, em 1983, onde levou o ouro ao derrotar a Seleção Brasileira na decisão.

Em 1984, foi selecionado pelo Chicago Bulls no draft da temporada. No mesmo ano, conquistaria o primeiro grande título da carreira, ao comandar a seleção dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Ele também ganharia o ouro em Barcelona-1992, com aquele que seria considerado o Dream Team de todos os tempos.

Logo em sua primeira temporada, foi eleito o melhor novato da NBA. Em seu segundo ano nos Bulls, quebrou o pé e perdeu 64 jogos, voltando longe de sua forma ideal para os playoffs.

Em 1988, foi eleito o MVP (melhor jogador da temporada) pela primeira vez, assim como o melhor defensor. O primeiro título, porém, só viria em 1991, ano em que seria eleito MVP pela segunda vez.

Dali para frente, comandaria o Bulls em mais cinco títulos em sete anos e seria eleito o melhor jogador da temporada em mais três. Os dois únicos anos em que a equipe não levantou o troféu coincidiram com a decisão de Jordan de deixar o basquete e arriscar-se no beisebol, após a morte do pai, em 1994.

<p>Michael Jordan completa 50 anos neste domingo</p>
Michael Jordan completa 50 anos neste domingo
Foto: Frank Polich / Reuters

Atuando pelo Birmingham Barons e pelo Scottsdale Scorpions entre 1994 e 1995, voltou ao basquete nos playoffs da temporada 1994-95, mas não foi capaz de superar o Orlando Magic de Shaquille O’Neal nas semifinais.

Após aposentar-se, em janeiro de 1999, anunciou o retorno à NBA em 2001, quando passou a defender o Washington Wizards, equipe na qual era dirigente. Sem o mesmo sucesso, jogou mais duas temporadas antes de deixar as quadras definitivamente.

Em 2006, comprou uma parcela do Charlotte Bobcats, adquirindo 100% da franquia quatro anos depois e tornando-se o primeiro ex-jogador a ser dono de um time da NBA.

Mais que uma lenda do basquete e do esporte, Michael Jordan ajudou a alavancar a NBA comercialmente. É um dos primeiros exemplos de sucesso de marketing e público, sendo um dos principais ídolos norte-americanos da história.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade