Luka Doncic: "Preciso parar de reclamar com os árbitros"
A uma falta técnica de ser suspenso, astro do Mavericks admite problema de controle e quer abordar menos juízes
Já pensou se o astro do seu time é suspenso de uma partida de playoffs por acúmulo de faltas técnicas? O Dallas Mavericks corre esse risco com Luka Doncic e, dessa forma, o astro já entendeu que precisa reclamar menos com os árbitros para não comprometer a equipe texana no momento mais importante da campanha. O jovem está a apenas uma infração de receber "gancho" de uma partida da liga e promete melhor compostura com os juízes daqui em diante.
"Eu já percebi que é um problema, algo que não deveria estar fazendo, mas é difícil não deixar se levar pelas emoções no meio dos jogos. É óbvio que preciso parar de reclamar com os árbitros, mas teremos que trabalhar nisso. É duro de fazer, não acontece de um dia para o outro. Não posso permitir que a competição aflore isso em mim e tenho que me comportar muito melhor", reconheceu o prodígio esloveno, em entrevista depois da vitória do Mavs sobre o Brooklyn Nets.
Doncic é um dos principais jovens talentos da liga, mas, de fato, tem chamado a atenção pelo volume de reclamações e constante frustração em quadra com marcação de juízes. Ele reclamou, em mais de uma ocasião na campanha, sobre uma série de faltas que não teriam sido marcadas contra ele em partidas. O ala-armador, de fato, viu o número de lances livres cobrados cair de 9.2 para 7.4 (pouco mais do que teve quando calouro) da última temporada para a atual.
O comportamento do astro do Mavericks tem sido tão acintoso e reativo que chamou a atenção do articulista Zach Lowe, da ESPN, durante a temporada. O comentarista disse que o jovem havia se tornado um dos maiores "chorões" da NBA nessa temporada e as palavras mereceram uma resposta enfática por parte do dono da franquia, Mark Cuban. "Dane-se Zach! Eu não poderia me importar menos com o que ele diz", disparou o mandatário, ao ser questionado sobre o assunto.
Luka Doncic, a reclamar ou não com os árbitros, deverá aparecer novamente entre os quintetos ideais da temporada por seu ótimo desempenho dentro de quadra. O jogador de 22 anos lidera o Mavericks - até agora - a uma vaga direta nos playoffs do Oeste registrando médias de 28.5 pontos (com 48.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra), 8.1 rebotes e 8.9 assistências em pouco mais de 35 minutos de ação por noite.