No cara e coroa, Thunder fica com quarto lugar na loteria do draft
Desempates para sorteio do TOP 14 do recrutamento são definidos e time de Oklahoma "vence" Cavs na disputa mais importante
Equipes com o mesmo recorde na temporada regular são separadas para o ordenamento do recrutamento da NBA de uma maneira bastante simples: na moeda, em uma "disputa oficial" de cara e coroa. E a edição do jogo de sorte desse ano ocorreu nessa terça-feira. A liga anunciou que seis empates da campanha foram quebrados para a loteria do draft, com a mais importante decisão revelando-se o Oklahoma City Thunder vencendo o Cleveland Cavaliers para ficar com o quarto lugar no sorteio.
O Thunder passa a possuir 12.5% de chances de acabar a loteria com a primeira escolha do recrutamento com esse desempate em seu favor, além de uma probabilidade de 47% de permanecer entre os quatro selecionadores iniciais e somente 16.7% de "cair" para a sétima posição. O Cavaliers, por sua vez, vai ter 10.5% de chances de ganhar a escolha número um e 26.7% de acabar derrubado para o sétimo lugar ao ser confirmado na quinta colocação da loteria.
Outros dois desempates foram quebrados com certa implicação direta na loteria do draft. O Chicago Bulls ganhou na sorte com New Orleans Pelicans (9) e Sacramento Kings (10) para garantir com o oitavo lugar no sorteio e precisará torcer ainda mais agora: se essa escolha não for TOP 4, ela vai ser enviada para o Orlando Magic. O Charlotte Hornets, além disso, venceu o "cara e coroa" com o San Antonio Spurs para ficar com a 11a posição da loteria.
Fora da loteria, três empates foram desfeitos. O New York Knicks venceu o desempate com o Atlanta Hawks pela 19a escolha geral do próximo recrutamento e o Los Angeles Clippers ficou com a 25a seleção, em disputa com o Denver Nuggets. A "moedinha", além disso, resolveu um segundo empate triplo: o Dallas Mavericks terá a 21a escolha do draft desse ano, enquanto o Los Angeles Lakers estará na posição 22 e o Portland Trail Blazers vai vir logo em seguida.
A loteria do draft, que define a ordem das 14 primeiras escolhas, acontecerá em 22 de junho. Pouco mais de um mês depois, em 29 de julho, ocorre o recrutamento da NBA e conheceremos, ao vivo e juntos como tradicionalmente, quem serão os novos potenciais astros da liga. É esperado que os cinco primeiros selecionados do draft desse ano, sem ordem específica, sejam: Cade Cunningham, Jalen Suggs, Evan Mobley, Jalen Green e Jonathan Kuminga.