No Rio, Cleveland vence em reencontro de LeBron com Miami
Show. Foi isso o que Cleveland Cavaliers e Miami Heat deram na noite deste sábado, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, pelo NBA Global Games. No principal jogo da pré-temporada da liga americana de basquete, LeBron James reencontrou seus ex-companheiros da equipe em que atuou por quatro temporadas e os venceu. O Cleveland chegou a ter vantagem de 19 pontos, mas viu a franquia de Miami reagir no segundo tempo e empatar o embate nos segundos finais, forçando a prorrogação. Nela, a vitória dos Cavs foi sacramentada por 122 a 119. O resultado também significou a terceira derrota consecutiva do Miami nesta pré-temporada.
No entanto, o destaque em quadra não foi exatamente King James, mas sim seu atual companheiro, o ala-pivô Kevin Love, que também é um novo reforço para este temporada. Ele foi o cestinha do embate, com 25 pontos e ainda pegou sete rebotes. Ovacionado pela torcida carioca, o brasileiro Anderson Varejão também apresentou bons números. Nos 19 minutos minutos que esteve em quadra, ele marcou 14 pontos e ainda apanhou três rebotes.
A maior estrela da partida, King James, foi mais discreto contra seu ex-time, marcando apenas sete pontos. O astro ainda apanhou três rebotes e serviu oito vezes.
Com a maioria da torcida (principalmente por conta das presenças do brasileiro Anderson Varejão e do astro LeBron James), o Cleveland começou com tudo na partida. Com Varejão inspirado no ataque e uma defesa coletiva forte, a equipe de branco foi superior nos primeiros dez minutos, que terminaram em 27 a 21.
Apagado no primeiro quatro, King James decidiu aparecer na partida. Mesmo pontuando pouco (sete pontos no primeiro tempo), o ala-pivô ajudou muito no sistema defensivo e ainda colaborou com seis assistências. Kevin Love também foi mais eficiente no segundo quarto e incomodou muito a defesa adversária, marcando 15 pontos ao final da primeira etapa (cestinha), que terminou em 59 a 44 a favor dos Cavaliers.
O segundo tempo também começou com o Cleveland melhor. Em menos de três minutos, Kevin Love marcou oito pontos seguidos, ampliando a vantagem dos Cavaliers para 15 pontos.
Depois disso, as equipes trocaram pontos e a diferença permaneceu na faixa dos 15 aos 18 pontos. Só não foi ampliada porque do outro lado esteve Chris Bosh. Ele foi o que mais incomodou pelo lado do Miami e foi o principal responsável pela vitória do atual vice-campeão da NBA no terceiro quarto (30 a 25).
No entanto, o Cleveland voltou para o último quarto mais focado e determinado a decretar a boa vitória. Depois de cinco minutos, os “cavaleiros” marcaram 12 pontos, contra apenas quatro do Miami. Nos últimos dez minutos, os principais jogadores de ambos os times deram lugar aos considerados reservas para descansarem.
Após isso, a franquia de Miami voltou a equilibrar a partida e chegou a diminuir a diferença para 12 pontos (99 a 87), faltando pouco mais de quatro minutos para o fim do duelo.
Com menos de um minuto para o fim, o Miami conseguiu uma reação incrível e diminuiu ainda mais a desvantagem do Cleveland, em apenas um ponto (104 a 103). A nove segundos do fim, aconteceu o improvável. A equipe de preto empatou em 105 a 105 através de um lance livre e forçou a prorrogação.
Prorrogação
No primeiro lance da prorrogação, o Miami passou à frente no placar (107 a 105), fato inédito na partida. Só que o Cleveland reagiu imediatamente e assumiu a liderança com algumas bolas de três, que foram fundamentais na vitória final por 122 a 119.
(Fotos: Jorge Rodrigues/Agência Eleven/Gazeta Press e Cleber Mendes/Agência Lance)