"Playboy" dono dos Los Angeles Lakers morre aos 79 anos
Jerry Buss, o playboy da Califórnia que levou o Los Angeles Lakers a dez títulos da NBA nas últimas décadas, morreu nesta segunda-feira, aos 79 anos. O empresário estava internado para tratamento de um câncer, mas a morte foi causada por uma falha renal.
Buss comprou os Lakers em 1979 pelo valor de US$ 67,5 milhões, um recorde na época, e a equipe da Califórnia se tornou uma das franquias esportivas mais queridas dos Estados Unidos. Em três décadas à frente do Los Angeles, o time da Califórnia chegou à final da NBA em 16 ocasiões e conquistou o título em dez delas.
O empresário foi responsável por fazer com que grandes astros vestissem a camisa dos Lakers, como Karim Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Kobe Bryant, Shaquille O’Neal e Pau Gasol.
Buss, que também foi dono de outros times da Califórnia (como o Los Angeles Kings, do hóquei no gelo, e o Los Angeles Lazers, de futebol), também era conhecido por ser um bon vivant, famoso em torneios de pôquer e nas tribunas de lutas de boxe. Além disso, ele conseguiu o pós-doutorado em química aos 24 anos.
Após ser internado em 2011, quando os médicos descobriram que Buss tinha um coágulo no sangue, o empresário passou a responsabilidade das operações de basquete dos Lakers ao filho Jim, enquanto a filha Jeanie se encarregou dos negócios relacionados à equipe.
Com informações da EFE