Splash! Stephen Curry supera Harden e é MVP da temporada
Confirmando as expectativas, o armador do Golden State Warriors, Stephen Curry, é o Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada 2014-15 da NBA. A notícia foi oficializada pela liga americana de basquete nesta segunda-feira, um dia após a vitória da franquia californiana sobre o Memphis Grizzlies na estreia da semifinal da Conferência Oeste. O armador, que forma com Klay Thompson a dupla apelidada de "Splash Brothers" pelas bolas de três pontos precisas, chegou ao auge da carreira.
Ao longo de toda a temporada, as estatísticas exibidas pelo atleta de 27 anos e 1,91m, principalmente nos arremessos de três pontos, levaram os fãs do esporte da bola laranja acreditar que Curry seria realmente o MVP, posto que disputava com James Harden. E não deu outra. Curry foi o oitavo maior pontuador da temporada regular, com médias de 23,8 pontos, 7,7 assistências, 4,3 rebotes e 2,0 roubos em 32,7 minutos jogados.
O jogador converteu 48,7% das tentativas dos chutes de curta e média distância e alcançou 44,3% nas bolas de três. Além disso, aproveitou 91,4% dos lances livres que arremessou e atuou em 80 dos 82 jogos do ano.
Apesar de Harden superar Curry nas números, com médias de 27,4 pontos, 7,0 assistências e 5,7 rebotes em 36,8 minutos por partida, o armador do Golden State tem um diferencial: é o maior recordista de arremessos de três pontos convertidos em uma temporada.
Depois de chegar ao posto há dois anos, quando acertou 272 bolas, Curry bateu seu próprio recorde nesta temporada, chegando a 276 chutes no dia 10 de abril, na vitória dos Warriors sobre o Portland Trail Blazers e aumentando a distância para os demais concorrentes. No total, acertou 286 cestas de três ao longo da temporada regular.
Os Warriors se classificaram para os playoffs com a melhor campanha da acirrada Conferência Oeste, com 67 vitórias e 15 derrotas. Na primeira rodada, derrotou o New Orleans Pelicans por 4 a 0 e atualmente vence a série da semifinal sobre os Grizzlies por 1 a 0. Sem vencer um título da NBA há 40 anos, a franquia californiana volta a entrar a quadra nesta terça-feira, na Oracle Arena, em busca do terceiro caneco (1956 e 1975).