Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Spurs inovam e contratam 1ª mulher da história para comissão

6 ago 2014 - 07h54
(atualizado às 08h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Atual campeão da NBA, o San Antonio Spurs não se cansa de fazer história. Após conquistar o título da principal competição de basquete do planeta pela quinta vez nos últimos 15 anos e manter o seu treinador, Gregg Popovich, pela 19ª temporada consecutiva, a franquia anunciou nesta terça-feira a contratação da primeira mulher remunerada a integrar a comissão técnica de um time da liga em todos os tempos. Ela será Becky Hammon, de 37 anos, que ocupará o cargo de assistente técnica do time do Texas.

Foto: Bahram Mark Sobhani / AP

Na história da NBA, outra mulher já havia feito parte da delegação de uma equipe. Foi Lisa Boyer, que trabalhou como voluntária no Cleveland Cavaliers durante a temporada 2001/2002. Entretanto, ela não recebia salário. Hammon, por sua vez, será paga para exercer a sua nova profissão. Uma das maiores jogadoras da história da WNBA (equivalente à NBA feminina), ela se aposentará do San Antonio Stars em breve para assumir o seu agora novo cargo na franquia masculina.

"Estou muito ansioso pela adição de Becky Hammon à nossa equipe", disse o técnico do Spurs, Gregg Popovich, em um comunicado oficial. "Tendo observado o seu trabalho com nossa equipe na temporada passada, estou confiante de que seu QI de basquete, ética de trabalho e relacionamento interpessoal serão grande benefício para os Spurs”, acrescentou.

No San Antonio Stars desde 2007, a americana naturalizada russa defendia a seleção europeia e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Além disto, foi eleita em 2011 como uma das 15 melhores jogadoras da história da WNBA. Até aqui, é a sétima maior pontuadora da liga, quinta em assistências e sexta em número de partidas.

"O treinador Pop deixou muito claro para mim que eu estou sendo contratada por causa do meu QI de basquete e porque sou qualificada", avaliou Hammon. "Ele disse: 'o que acontece é que você é uma mulher, mas eu estou contratando você por causa do seu QI e de suas habilidades de relacionamento pessoal’. Eu sou apenas grata pelo fato de ele ver em mim uma figura que se encaixa em uma organização tão vitoriosa”, concluiu.

Sob o comando de Popovich, o San Antonio Spurs conquistou todos os cinco títulos que possui em sua história, além de ter alcançado seis finais em 15 anos. O americano de 65 anos foi eleito por três vezes o melhor técnico da temporada e é conhecido por seu extremo profissionalismo. Agora, será a vez de transmitir tudo o que sabe para Becky Hammon. Assim, quem sabe, ela poderá se tornar a primeira treinadora da história da NBA em um futuro não tão distante. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade