Duncan faz história, e Spurs igualam série na prorrogação
Com 38 anos e longa experiência em momentos decisivos da NBA, Tim Duncan voltou a aparecer quando o San Antonio Spurs mais precisava e conduziu a vitória dos atuais campeões sobre o Los Angeles Clippers nesta quinta-feira por 111 a 107. Agora, está empatada por 1 a 1 a série da primeira rodada dos playoffs da Conferência Oeste.
Duncan registrou 28 pontos e 11 rebotes em 44 minutos, se tornando o quinto jogador da história a ultrapassar a marca dos 5 mil pontos na pós-temporada. Com 5.027 pontos, o pivô dos Spurs fica atrás apenas dos astros Shaquille O'Neal (5.250), Kobe Bryant (5.640), Kareem Abdul-Jabbar (5.762) e Michael Jordan (5.987).
Outro destaque do jogo foi o MVP da última final da NBA, o ala Kawhi Leonard, que terminou a partida com 23 pontos e nove rebotes. Já o brasileiro Tiago Splitter anotou apenas dois pontos e pegou outros sete rebotes em 20 minutos em quadra.
Pelo lado dos Clippers, Blake Griffin conseguiu seu primeiro triplo-duplo em playoffs, com 29 pontos, 12 rebotes e 11 assistências. Porém, cometeu um turnover em um dos últimos lances do quarto período, uma posse de bola que poderia ter dado a vitória à equipe contra os atuais campeões da NBA.
O armador Chris Paul contribuiu com 21 pontos, oito rebotes e sete assistências, atuação que não impediu a derrota da equipe de Los Angeles em pleno Staples Center.
O resultado é ainda mais importante para os Spurs por causa da ausência de Tony Parker. O armador francês, principal destaque do time ao lado de Duncan, ficou de fora da partida por ainda sentir dores em um tendão do tornozelo direito.
A série agora se muda para o AT&T Center, em San Antonio. O terceiro duelo entre as duas equipes será disputado no domingo.