Árbitro do NBB morre em acidente de carro no PR aos 24 anos
Márcio Bastos Ruziska, árbitro do NBB, morreu na madrugada desta quinta-feira aos 24 anos. Ruziska, que também era árbitro internacional desde 2011, sofreu um acidente automobilístico no Paraná. A informação foi divulgada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não informou a cidade onde aconteceu o acidente.
“É com extremo pesar que a Liga Nacional de Basquete (LNB) lamenta o falecimento do árbitro internacional Márcio Bastos Ruziska, que morreu na madrugada desta quinta-feira (03/10), aos 24 anos de idade, vítima de um acidente automobilístico. Lamentamos muito e oferecemos aos familiares, amigos nossas sinceras condolências, bem como nossos mais estimados préstimos”, comunicou a LNB.
Natural da cidade de Astorga (PR), Ruziska era considerado uma promesso da arbitragem nacional. Atuante em todas as edições do NBB, ele trabalhou também na final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) de 2011. Internacionalmente, participou do Campeoato Pan-Americano Universitário em 2010 e do Campeonato Sul-Americano Sub-15 masculino em 2012.
“Como profissional era um árbitro com um potencial gigantesco. Ele era muito dedicado e estava sendo disposto a ajudar o basquete da melhor maneira. Além disso, ele era super querido por todos, tinha um coração gigante e um caráter fantástico. É uma perda indescritível para a arbitragem nacional”, lamentou Flávia Almeida, coordenadora de arbitragem da LNB.
A LNB prestará homenagem ao árbitro, respeitando um minuto de silêncio em todas as partidas desta quinta-feira no LDB. Além disso, os árbitros do torneio Sub-22 trabalharão com uma faixa preta nos uniformes como sinal de luto pelo colega.
Além de árbitro, Ruziska era bacharel em direito pela PUC (PR) e empresário em Astorga. Nascido em 3 de março de 1989, foi candidato a vereador na cidade natal em 2008, mas não se elegeu. O velório e o enterro de Ruziska serão realizados na Capela Mortuária, também em Astorga (PR), às 18h.