Flamengo supera São José e vai à decisão do NBB
Na noite deste sábado, o Flamengo entrou em quadra diante de sua torcida para disputar o quinto e decisivo jogo da série das semifinais do NBB, contra o São José/Unimed. Depois da confusão que marcou o final do confronto anterior, muita tensão e expectativa foram criados em torno do duelo. Porém, dentro de quadra, o Rubro-Negro fez valer a sua força jogando ao lado de seus apoiadores e venceu os joseenses pelo placar de 88 a 76.
Com o resultado, o Flamengo fecha a série em 3 a 2 e, agora, se prepara para enfrentar o Unitri/Universo, de Uberlândia (MG), na grande decisão do Novo Basquete Brasil (NBB), que será realizada no próximo sábado, dia 1º de junho, às 10h (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro (RJ).
O grande destaque da partida foi Duda. O ala/armador do Flamengo estava em noite inspirada e fechou o jogo com 26 pontos, sendo 18 deles em chutes de três. Outros atletas que tiveram boa atuação pelo time da casa foram Marquinhos, autor de double-double de 13 pontos e 11 rebotes, e Caio Torres, que saiu de quadra com 13 pontos, três rebotes e três assistências.
Já do lado do São José, o pivô Murilo foi o maior pontuador da equipe, com 23 pontos. Jefferson William fez 13 pontos e sete rebotes e Dedé anotou mais 11 pontos e quatro rebotes.
"Quando o jogador sente que está indo bem nas bolas de três pontos, é bom arriscar mais. Agora é pensar na decisão contra o Uberlândia. Espero ajudar a equipe a sair com a vitória", disse Duda Machado, em entrevista ao Sportv.
Já o ala/pivô Jefferson, do São José, frisou que a noite não foi nada boa para a equipe, mas agradeceu o apoio dos torcedores. "Não entramos bem no terceiro quarto, erramos muitas bolas. O Flamengo foi bem e mereceu a vitória. Viemos aqui brigar pela classificação, mas sabemos que nada terminou por aqui e ainda vamos fazer história no NBB. Queria mandar um abraço para o São José e a torcida que sempre nos apoia", declarou.
O Flamengo vai em busca do bicampeonato da competição. O último título do Rubro-Negro carioca foi na temporada 2008/09, quando derrotou o Brasília. Já na temporada 2009/10, a equipe carioca chegou novamente à decisão, mas perdeu para o time da capital federal. E se o Flamengo almeja mais um caneco, o Unitri/Universo, que superou o Paschoalotto/Bauru, nas semifinais, por 3 a 0, sonha com a conquista inédita.
Com o apoio de sua torcida, que compareceu em massa na Arena HSBC, o Flamengo iniciou buscando o ataque e o primeiro quarto foi bastante equilibrado, terminando com placar de 23 a 22.
No segundo quarto, o São José veio para quadra disposto a demonstrar que não estava se sentindo intimidado com o fato de jogar na casa do rival. Assim, a equipe paulista levou vantagem sobre os rubro-negros e fecharam a parcial com triunfo por 20 a 16, indo para os vestiários com três pontos de folga (42 a 39).
Na volta do intervalo, o Flamengo adotou uma postura mais agressiva e foi para cima dos joseenses. E, com uma vitória por 30 a 16 na etapa, o time carioca fez o seu melhor quarto na partida e foi para o último período com 11 pontos de folga no placar (69 a 58).
No último quarto, o Flamengo apenas administrou a vantagem construída ao longo dos períodos anteriores e, com o resultado favorável de 19 a 18 na parcial, a equipe do Rio de Janeiro confirmou a vitória e a classificação para a final do NBB.