Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ouro do basquete feminino no Pan de Havana-1991 faz 30 anos

Seleção de Magic Paula, Janeth e Hortência venceu Cuba na decisão com a presença do ditador Fidel Castro na arquibancada

11 ago 2021 - 15h24
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Seleção Brasileira feminina de basquete fez história em 1991 ao conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em Cuba. Nesta quarta, o feito da equipe de Maria Helena Cardoso completa 30 anos. Comandadas por Magic Paula, Janeth e Hortência, as brasileiras bateram a seleção cubana, dona da casa, na final do torneio por 97 a 76.

Seleção feminina de basquete completa 30 anos do ouro no Pan de Cuba em 1991 Divulgação CBB
Seleção feminina de basquete completa 30 anos do ouro no Pan de Cuba em 1991 Divulgação CBB
Foto: Divulgação / CBB

Apenas cinco equipes participaram da competição. Além de Brasil e Cuba, Argentina, Canadá e Estados Unidos também marcaram presença em Havana. Com o favoritismo ao lado das americanas e cubanas, o Brasil venceu as adversárias na primeira fase, antes de superarem o Canadá por 87 a 78. Na edição anterior, a Seleção Brasileira feminina havia conquistado a prata, momento em que a masculina fazia história ao vencer os Estados Unidos na decisão.

Chegando na final, o time formado por Paula, Hortência, Janeth, Marta Sobral, Ruth, Nádia, Vânia, Simone, Ana Motta, Joyce, Roseli e Adriana levou a melhor sobre as cubanas, com direito a passeio no segundo tempo. A presença de Fidel Castro e o ginásio cheio não incomodaram as brasileiras, que deixaram sua marca na história.

Após a partida, o ditador surpreendeu a todos e desceu do camarote para a cerimônia de entrega das medalhas. Em tom de brincadeira, acusou a equipe brasileira de trapacear usando uma mira laser, e depois fingiu que não entregaria as medalhas de ouro para Paula e Hortência, destaques absolutos da Seleção no Pan.

Do grupo que levou a prata quatro anos antes, apenas Paula, Nádia, Vânia, Hortência e Marta Sobral estiveram presentes nas duas edições. Após o ouro em Havana, a Seleção Brasileira conquistou o Mundial em 1994, foi vice em 1996, e ainda conseguiu o bronze na Olimpíada de 2000, realizada em Sydney.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade