Punição de Lucas Mariano por doping é estendida até 2025
Primeira suspensão era de oito meses e liberaria o jogador a partir do final de fevereiro.
Um atualização da lista de Atletas com Suspensão Definitiva, divulgada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, trouxe uma extensão na punição por doping do pivô Lucas Mariano, hoje no Flamengo, para dois anos, até a metade de 2025. A suspensão de oito meses constava numa lista de Suspensão Provisória.
Para saber mais informações sobre a NBA, o NBB e o basquete nacional e internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Uma das principais contratações para a atual temporada do Flamengo, que disputa o NBB e a BCLA, era esperado que a punição do atual MVP da Champions League Americas fosse encerrar no dia 29 de fevereiro de 2024, o que daria a chance do jogador voltar a tempo de participar das fases decisivas da temporada do rubro negro. Com a nova data, o jogador perderá não só a atual temporada por completo, como também a temporada seguinte, além de janelas importantes de disputa da seleção brasileira.
Como se deu a suspensão
Lucas Mariano teve seu nome adicionado à lista de suspensos por doping pela ABCD por conta de "presença de substância proibida" em material coletado no dia 7 de janeiro de 2023, na partida pela 12ª rodada do NBB, entre SESI Franca e São Paulo. O pivô, apesar de não jogar a partida por conta de uma lesão no pé direito, foi um dos jogadores escolhidos para o teste.
Na lista de substâncias, constam a Sibutramina, que auxilia na perda e controle de peso, a Furosemida e a Hidroclorotiazida, diuréticos utilizados para a redução da retenção de líquidos.
Principal peça da sequência vitoriosa do SESI Franca, que incluiu os títulos do NBB de 2022 e 2023, e da BCLA de 2023, Lucas Mariano foi uma das várias peças que não renovaram com a equipe do interior paulista. Jogador de seleção brasileira, o pivô de 30 anos seguiu para a equipe do Flamengo para participar de uma reconstrução do clube carioca em busca de retomar a disputa por títulos.