Reunião com 16 clubes do NBB aprova auxílio financeiro aos árbitros da competição
Diferente de outros profissionais que possuem um vínculo empregatício com as organizações esportivas, o quadro de arbitragem presta serviço para a entidade, sendo remunerados a cada partida atuada.
Assim como fez a Confederação Brasileira de Futebol ( CBF) nesta semana, que prometeu ajuda aos árbitros de futebol durante a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, os 16 clubes que disputam a atual temporada do NBB ( Novo Basquete Brasil) aprovaram em uma reunião por videoconferência, na noite de quinta-feira, junto com a presidência e os diretores executivos da Liga Nacional de Basquete ( LNB), uma forma de auxiliar financeiramente os juízes que atuam na competição.
Diferente de outros profissionais que possuem um vínculo empregatício com as organizações esportivas, o quadro de arbitragem do NBB presta serviço para a entidade, sendo remunerados a cada partida atuada. Os valores e o tempo de auxílio aos árbitros ainda serão aprovados pelo Conselho de Administração da LNB na próxima semana.
Outro assunto apresentado na reunião e aprovado pelos clubes foi a redução de até 20% no salário base do corpo executivo da Liga Nacional de Basquete para os próximos cinco meses. A medida faz parte de um pacote de economia de gastos dentro do orçamento global da entidade na temporada 2019/2020.
"Não é o momento de tomar nenhuma decisão precipitada. Por isso, estamos nos reunindo toda semana com os clubes, com os representantes dos atletas e dos técnicos para ouvir todos anseios e as dificuldades de cada área", afirmou Nilo Guimarães, presidente interino da LNB. "Essa sempre foi a essência da Liga e, num momento difícil em que toda a sociedade está passando, é muito positivo ver a maturidade que os clubes estão lidando com essa situação", completou.
A LNB vem se reunindo semanalmente com todos os envolvidos no NBB. Além da reunião que está sendo realizada às quintas-feiras, todas as terças, além dos clubes, representantes dos atletas, dos técnicos e dos árbitros também participam de uma videoconferência.
Em reunião realizada na semana passada, os clubes decidiram, de forma unânime, com apoio de atletas e treinadores, que a temporada irá seguir partindo automaticamente para a fase de playoffs. A tabela de classificação final ficou definida pela ordem dos times através do aproveitamento de vitórias até o último jogo realizado na temporada regular (no dia 15 de março).